Brasileiros que investem em energia solar acreditam estar isentos da taxa de iluminação pública, mas a realidade é diferente!
Conhecida como CIP ou Cosip, é um tributo municipal destinado à manutenção e expansão do sistema de iluminação pública e é cobrada junto à conta de energia!
O que é a taxa de iluminação pública?
Embora a taxa seja cara para todos os imóveis urbanos, inclusive os que geram energia solar, há exceções em alguns municípios, mas, em geral, quem investe em energia solar acaba pagando a taxa.
Apesar da energia solar possa reduzir a conta de luz, a taxa de iluminação pública é independente da fonte de energia, pois seu propósito é custear a infraestrutura de iluminação, beneficiando todos.
O muitos não levam em consideração, mas deveriam é que ainda que você gere sua própria energia, ainda continua dependente da infraestrutura pública quando a geração solar não é suficiente.
Isenção da taxa é uma possibilidade em alguns casos, mas está geralmente atrelada a critérios estabelecidos por leis municipais, por exemplo, imóveis residenciais com baixo consumo podem ser isentos
Por isso, é sempre aconselhável consultar a legislação municipal e solicitar a isenção da taxa de iluminação pública, quando aplicável, são passos importantes para quem busca não pagar a taxa.
Como não dá para evitar, existem estratégias para minimizar seu impacto, tais como a eficiência energética, a adoção de lâmpadas LED e hábitos conscientes de consumo, são algumas delas.
Investir em sistemas de armazenamento de energia solar e buscar a isenção ou redução da alíquota junto à prefeitura também são outras alternativas que você pode tomar para evitar ser taxado!
Mesmo diante dos desafios, a Sunne acredita na energia solar como uma fonte democrática e sustentável!
Pode te interessar:
Artigo completo