Logotipo Original Sunne
Homem fazendo contas e moedas para artigo Aluguel de energia solar vale a pena para economizar?

Aluguel de energia solar vale a pena? Saiba se vale a pena investir

O aluguel de energia solar vale a pena sempre quando é necessário economizar e ser uma empresa sustentável, mas será mesmo?

O que acontece é que o aluguel de energia solar é uma realidade que só recentemente está começando a ganhar destaque, pois permite que os consumidores usem uma fonte de energia limpa e ainda economizar na conta de luz.

Para você conseguir analisar se o aluguel de energia solar vale a pena, assim como entender o que deixa a conta de luz mais cara e se vale a pena investir na locação de energia solar, continue lendo este artigo que vamos esclarecer suas dúvidas!

O que deixa a conta de luz mais cara?

A conta de luz pode ficar mais cara por diversos motivos. Um dos principais fatores é a tarifa de energia, definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pode variar de acordo com a região e a distribuidora de energia. 

Por exemplo, se você mora em uma região com poucas opções de fornecedores de energia, é possível que a tarifa seja mais alta.

Outro fator que pode influenciar no valor da conta de luz é o consumo de energia, já que quanto mais energia você consome, mais cara será a sua conta. 

Por isso, é importante adotar medidas de eficiência energética, como desligar aparelhos da tomada quando não estiverem em uso, utilizar lâmpadas LED e escolher eletrodomésticos com selo Procel de eficiência energética. 

Por exemplo, se você trocar uma lâmpada incandescente por uma LED, pode economizar até 80% de energia.

As bandeiras tarifárias também podem deixar a conta de luz mais cara, pois é um sistema de cobrança adicional entra em vigor quando há escassez de chuvas e consequente redução no nível dos reservatórios das hidrelétricas. 

Nesse caso, é cobrada uma taxa extra na conta de luz para incentivar a economia de energia. Por exemplo, se a bandeira tarifária estiver vermelha, significa que a energia está mais cara e é importante economizar.

Além disso, a conta de luz também inclui impostos, como o ICMS e o PIS/COFINS, que podem variar conforme o estado e o município. E em algumas cidades, é cobrada uma taxa de iluminação pública na conta de luz, destinada à manutenção e expansão da rede de iluminação pública.

Como fica a conta de luz de quem tem energia solar?

Uma das dúvidas de quem quer instalar um sistema solar fotovoltaico é justamente como fica a conta de luz. Mas, também é uma preocupação de quem pensa em aderir ao aluguel de energia solar: o aluguel de energia solar vale a pena?

Acontece que para quem tem energia solar, a conta de luz pode ficar significativamente mais baixa ou até mesmo zerada, dependendo do sistema instalado e do consumo de energia da empresa. Isso por si só já faz a locação de energia solar valer a pena. 

Quando a assinatura de energia solar começa, o consumidor recebe automaticamente na sua conta de luz um abatimento no valor total, pois recebe os créditos de energia solar, gerado pelo excesso de energia produzida na usina solar.

Em alguns momentos a conta de luz pode vir até zerada, mesmo que empresas como a Sunne assegure até 20% de economia na conta de energia ao final do mês.

Logo o aluguel de energia solar vale a pena, pois não precisa fazer um investimento altíssimo e toda a economia feita pode ser investida em áreas estratégicas da empresa, com manutenções e até mesmo a investir no plano de crescimento e desenvolvimento da empresa.

Mas, quando o aluguel de energia solar vale a pena?

O aluguel de energia é uma possibilidade interessante para diversas empresas, pois é uma opção nova no mercado energético que agrada aos consumidores devido a sua flexibilidade sem precisar investir alto.

Portanto, o aluguel de energia solar vale a pena para aqueles que desejam usar energia solar nas suas empresas, não querem fazer um investimento na instalação de um sistema solar fotovoltaico próprio.

Nesse modelo de locação de energia solar, o consumidor que opta pelo aluguel de energia, uma empresa como a Sunne, faz a intermediação entre os fornecedores de energia (donos de usinas solares) e o cliente assinante.

Além de cuidar de todo o processo burocrático para o compartilhamento dos créditos de energia que serão usados para abater o valor da conta de luz, o que pode gerar até 20% de economia todo mês.

Enquanto isso, existe também outro modelo de aluguel de energia solar que é quando o cliente faz literalmente o aluguel de placas solares e a empresa faz a instalação no espaço.

Então, o cliente aproveita todos os benefícios da geração de energia e também dos créditos de energia solar. Portanto, avaliar se o aluguel de energia solar vale a pena ou não, vai depender única e exclusivamente da necessidade da sua empresa. 

Mas, é importante avaliar todos os custos envolvidos e tentar anteceder quais gastos podem surgir ao longo do contrato, se aplicando especialmente para quem opta pelo aluguel do sistema fotovoltaico.

Quanto diminui a conta de luz com energia solar?

A economia na conta de luz com energia solar pode variar de acordo com diversos fatores, como o tamanho do sistema de energia solar instalado, o consumo de energia da residência ou empresa, a tarifa de energia praticada pela distribuidora e a incidência de luz solar na região.

Em geral, é possível obter uma economia de até 95% na conta de luz com a instalação de um sistema de energia solar. No entanto, é importante ressaltar que essa economia pode variar conforme as condições mencionadas acima.

Por exemplo, se uma empresa consome em média 500 kWh por mês e instala um sistema de energia solar capaz de gerar 500 kWh por mês, é possível zerar a conta de luz e obter uma economia de 100%. 

Se o sistema de energia solar gerar menos energia do que o consumo da residência, a economia na conta de luz será proporcional à quantidade de energia gerada pelo sistema.

Além disso, é importante lembrar que a instalação de um sistema de energia solar requer um investimento inicial, que pode ser alto. No entanto, esse investimento pode ser recuperado ao longo do tempo por meio da economia na conta de luz. 

O tempo de retorno do investimento depende do tamanho do sistema de energia solar instalado, do consumo de energia da residência ou empresa e das tarifas praticadas pela distribuidora de energia. Em geral, o retorno do investimento ocorre em um período de 5 a 8 anos.

Por outro lado, o aluguel de energia solar vale a pena, pois, como falamos aqui, não necessita de investimento inicial e o cliente assinante só paga apenas pelo consumo do mês, ou seja, sem mensalidade, sem custos com obras e sem instalação.

Vale a pena investir em energia solar?

Investir em energia solar pode ser uma excelente opção para quem deseja economizar na conta de luz, contribuir para a preservação do meio ambiente e aumentar o valor do imóvel. 

Além disso, a energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, que não emite gases poluentes e não contribui para o aquecimento global.

A instalação de um sistema de energia solar requer um investimento inicial, que pode ser alto. No entanto, esse investimento pode ser recuperado ao longo do tempo por meio da economia na conta de luz. 

Em geral, o tempo de retorno do investimento varia de 5 a 8 anos, dependendo do tamanho do sistema de energia solar instalado, do consumo de energia da residência ou empresa e das tarifas praticadas pela distribuidora de energia.

Além disso, existem incentivos governamentais e linhas de financiamento que podem tornar a instalação de um sistema de energia solar mais acessível. 

Por exemplo, o governo federal oferece o Programa de Financiamento para Energia Sustentável (Finisa), que financia a instalação de sistemas de energia solar com taxas de juros mais baixas do que as praticadas pelo mercado.

Outra vantagem de investir em energia solar é que o valor do imóvel pode ser valorizado. Isso porque a instalação de um sistema de energia solar é considerada uma melhoria no imóvel, que pode aumentar o seu valor de mercado.

Por fim, é importante lembrar que a energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, que contribui para a preservação do meio ambiente. Ao investir em energia solar, você está contribuindo para a redução da emissão de gases poluentes e para a construção de um futuro mais sustentável.

A Sunne oferece planos de energia solar personalizados

A resposta à pergunta se o aluguel de energia solar vale a pena depende de uma série de fatores, como o consumo de energia, a disponibilidade de espaço para instalação de painéis solares e o orçamento disponível.

Para quem não tem espaço para instalar painéis solares, o aluguel de energia é uma excelente alternativa para economizar na conta de luz. Além disso, o processo é simples e rápido, podendo ser feito 100% online.

A Sunne é uma empresa que intermedia a contratação de energia solar por assinatura. Com a Sunne, você pode assinar um plano de energia solar e começar a economizar sem precisar arcar com custos de instalação de painéis solares.

A Sunne oferece planos de energia solar personalizados para atender às necessidades de cada cliente. Além disso, esse modelo permite que você cancele o contrato a qualquer momento.

Se você está pensando em aderir à energia solar, a Sunne é uma excelente opção. Com a Sunne, você pode economizar na conta de luz, sem precisar arcar com custos de instalação de painéis solares.

Faça uma simulação no site da Sunne e veja como você pode economizar na sua conta de luz.

Energia solar sem precisar investir em painéis solares? Venha fazer parte do futuro da energia. Fale agora com um dos nossos consultores