Logotipo Original Sunne
Painel solar instalado no telhado para Saiba como funciona aluguel de telhado para energia solar

Aluguel de telhado para energia solar: o que é e como funciona

Aluguel de telhado para energia solar e até mesmo arrendamento de terras, para muitas pessoas, tem se tornado uma alternativa para ganhos extras.

Se existe um espaço considerável, existe a possibilidade de gerar energia através do aluguel de energia solar. A versatilidade é uma das suas maiores vantagens da energia solar, especialmente após a crise hídrica que o país viveu em 2021.

Inclusive, em 2021 os aumentos da conta de luz impulsionou o mercado de energia solar no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil tinha mais de 520 mil casas com sistemas de geração de energia solar.

Para saber mais o que é e como funciona o aluguel de telhado para energia solar, continue a leitura que iremos esclarecer suas dúvidas!

O que é aluguel de telhado para energia solar?

O que poucos sabem é que o aluguel de telhado para energia solar de imóveis, residencias, assim como terrenos improdutivos, tem um potencial imenso de gerar renda extra com o aluguel de placas solares.

Basta que o espaço não tenha qualquer tipo de sombreamento, tenha uma conexão com a rede elétrica convencional, tomar algumas medidas protetivas de seguranças e disponibilizar o espaço para empresas alugarem o telhado para fazerem a instalação dos equipamentos.

Dessa forma, os consumidores podem usar os painéis instalados, sem a necessidade de comprar o equipamento em troca de uma taxa mensal ou anual que algumas empresas podem cobrar.

A locação de energia solar é uma forma que você pode se beneficiar reduzindo sua conta de luz e a dependência de fontes de energia convencionais, como fósseis. 

Como funciona o aluguel de telhado para energia solar?

Mas, você deve estar pensando: “como esse aluguel de telhado para energia solar funciona?”, certo? Essa é uma dúvida normal e para te ajudar a entender o funcionamento, vamos te explicar!

O processo de aluguel de telhado para energia solar começa com a escolha de uma empresa especializada em energia solar. Essa empresa fará uma avaliação do telhado do proprietário para determinar se é adequado para a instalação de painéis solares. 

A avaliação leva em consideração a orientação do telhado em relação ao sol, a inclinação do telhado e a presença de sombras que possam afetar a produção de energia.

Se o telhado for considerado adequado, a empresa fará a instalação dos painéis solares que serão conectados a um inversor, que converte a energia solar em energia elétrica.

Disponibilizar o telhado para o aluguel de placas solares, o proprietário pode ser compensado de diversas formas: pagamento fixo mensal, desconto na conta de luz ou participação nos lucros gerados pela venda da energia gerada.

Obviamente, os termos do telhado para o aluguel de energia solar precisam ser ajustados e estabelecidos em um contrato entre ambas as partes envolvidas. 

Logo, a locação de energia solar é um modelo vantajoso tanto para a empresa quando para o proprietário do telhado. Uma vez que o proprietário recebe uma compensação financeira pelo aluguel de telhado para energia solar, enquanto a empresa consegue expandir sua geração de energia sem precisar comprar ou arrendar terrenos.

Os tipos de contratos de aluguel de telhado

Até setembro de 2021, existiam basicamente dois tipos de contratos de aluguel de telhado para energia solar: o contrato de arrendamento e o contrato de parceria. 

No contrato de arrendamento, a empresa especializada em energia solar paga uma taxa fixa mensal ao proprietário da casa pelo uso do telhado para a instalação dos painéis solares.

Nesse modelo, a empresa é responsável pela manutenção dos painéis e pelo pagamento das taxas e impostos relacionados à produção de energia.

Já no contrato de parceria, a empresa e o proprietário da casa dividem os custos e os lucros da produção de energia solar. Nesse modelo, o proprietário da casa pode investir em parte do sistema de energia solar e receber uma porcentagem dos lucros gerados pela produção de energia. 

A empresa é responsável pela instalação e manutenção dos painéis solares e pelo pagamento das taxas e impostos relacionados à produção de energia.

É importante ressaltar que os tipos de contratos para aluguel de energia solar, específicos para telhados, podem variar de acordo com a empresa e a região em que o serviço é oferecido. 

Portanto, sempre é recomendável que o proprietário do telhado pesquise as opções disponíveis e escolha o contrato que melhor atenda às suas necessidades e expectativas.

Vantagens e desvantagens para o proprietário do telhado

Agora que você já sabe o que é e como funciona a locação de energia solar a partir dos telhados, saiba que o aluguel de telhado para energia solar apresenta diversas vantagens para o proprietário da casa.

As vantagens do aluguel de telhados

A primeira delas é que o proprietário do telhado pode contribuir para a preservação do meio ambiente ao permitir a instalação de painéis solares em sua propriedade, gerando energia limpa e renovável.

Compensação financeira, definitivamente, também é uma grande vantagem, uma vez que o proprietário do telhado recebe uma compensação financeira pela utilização do espaço para a instalação dos painéis solares. Essa compensação pode ajudar a reduzir os custos com a conta de luz e gerar uma renda extra.

O baixo investimento inicial também é uma das vantagens que quem investe no aluguel de telhado para energia solar não precisa se preocupar. 

Isso porque não é necessário fazer um investimento inicial alto para a instalação dos painéis solares, já que a empresa especializada em energia solar é responsável por essa parte.

E, por último, a empresa especializada em energia solar é responsável pela manutenção dos painéis solares, o que significa que o proprietário do telhado não precisa se preocupar com essa questão.

As desvantagens do aluguel de telhados

Assim como existem vantagens no aluguel de telhado para energia solar, também existem desvantagens como a dependência da empresa de energia solar.

Porque o proprietário do telhado fica dependente da empresa especializada em energia solar para a instalação e manutenção dos painéis solares. Isso significa que ele não tem controle sobre a qualidade do serviço prestado.

Sem falar da possibilidade de compensação financeira injusta pelo aluguel de energia solar, pois existe a possibilidade de a empresa não pagar uma compensação financeira justa pela utilização do espaço para a instalação dos painéis solares.

Por isso é tão importante que o proprietário do telhado faça uma pesquisa de mercado para verificar se a compensação oferecida pela empresa é compatível com o valor de mercado.

Caso seja necessário fazer reparos no telhado ou instalar antenas de serviços importantes (internet ou para TV) o proprietário do telhado pode se deparar com algumas restrições ao uso do espaço onde os painéis solares foram instalados. 

Por fim, o contrato de longo prazo para o aluguel de telhado para energia solar geralmente têm um prazo longo, o que significa que o proprietário do telhado fica comprometido com a empresa por um período determinado.

Energia limpa e renovável e mais economia na conta de luz

O aluguel de telhado para energia solar é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil. Com ele, tanto o proprietário do telhado quanto a empresa de energia solar saem ganhando.

O proprietário recebe uma renda adicional, enquanto a empresa pode expandir sua capacidade de geração de energia sem a necessidade de adquirir novos terrenos ou imóveis.

Para os consumidores que desejam economizar na conta de luz, o aluguel de telhado para energia solar é uma ótima opção. 

Mas, se ainda não é o que está buscando, saiba que com a Sunne é possível assinar um plano de energia solar por assinatura e economizar sem precisar arcar com custos de instalação de painéis solares. 

O processo é feito 100% online, com planos personalizados, sem obras, sem investimento inicial e só paga pela energia que consumir!

Para saber mais sobre como assinar um plano de energia solar com a Sunne, acesse o site da empresa ou entre em contato pelo telefone.

Quer economizar na conta de luz sem precisar investir em painéis solares? Entre em contato com um consultor especialista da Sunne e conheça nossos planos de energia solar por assinatura.

Faça como a Mob que já economizou R$303,747 em 26 meses apenas usando energia solar por assinatura! Entre em contato e cuidamos do resto

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.