Com a lei 14.300/22 que institui o marco legal da micro e minigeração de energia abriu as portas para a popularização da energia por assinatura no país.
Além de fomentar a produção de energia limpa de maneira descentralizada, permite que consumidores tenham acesso à energia limpa e renovável de forma clara e transparente.
Especialmente quando as pessoas buscam alternativas de fontes de energia sustentáveis, a energia por assinatura surge como um método mais fácil e eficiente de atingir esse objetivo que em pouco tempo pode mudar a maneira como a energia é consumida e a relação de todos com o meio ambiente.
A energia por assinatura é relativamente um conceito novo e, por isso, pouco conhecido pela grande parte da população. Entretanto, apesar de pouco tempo, o crescimento dessa modalidade é expressivo.
Por exemplo, desde a sua regulamentação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o número de instalações de usinas solares voltadas para a energia por assinatura teve um salto e quadruplicou.
Atualmente, são mais de 7,7 mil plantas em operação no país, com investimentos esperados que podem chegar até R$10 bilhões até 2025.
Para quem ainda possui dúvidas sobre o futuro da energia por assinatura, isso nada mais é que um sinal nítido de que as fontes de energia renováveis estão cada vez mais presentes para propiciar um futuro mais sustentável.
Mas, o que é energia por assinatura?
A forma mais simples de descrever essa forma de obter energia limpa e renovável é fazer um paralelo com os serviços de streaming que existem hoje.
Isso significa que esse modelo permite que consumidores possam se beneficiar com a energia solar sem precisar arcar com os custos iniciais de um sistema solar fotovoltaico, tampouco se responsabilizar com a manutenção desses sistemas em suas propriedades.
Além de democratizar a energia solar ou qualquer outra fonte de energia renovável, é uma forma eficaz de contornar problemas de limitação de espaço e também financeiros, por exemplo, consumidores que não possuem espaço apropriado em sua propriedade ou o alto custo de instalação que esses sistemas necessitam.
A energia gerada em usinas de energia renovável é distribuída através da rede elétrica de energia, onde os créditos de energia são transferidos para o consumidor final, abatendo o valor na conta de luz.
Os benefícios ambientais da energia por assinatura
Com esse modelo, é fato que o consumidor não tem nenhum custo inicial; e olhando do ponto de vista ambiental, os benefícios são inúmeros.
Para começar a energia solar não emite gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, a energia por assinatura também facilita a transição energética e reduz a dependência do uso de combustíveis fósseis e é a opção mais economicamente viável.
Para os consumidores da energia por assinatura podem obter uma economia na conta de luz e oferecer maior independência energética.
Duas coisas importantes para empresas de pequeno e médio porte, onde essa economia pode refletir nas melhorias estratégicas da empresa, o que pode aumentar sua capacidade de competição no mercado, além de proporcionar maior estabilidade financeira, uma vez que o consumidor só paga pela energia que usar.
Assim como um serviço de streaming, a energia por assinatura possui um processo de adesão. Diversas empresas de energia oferecem assinatura digital de contrato, planos personalizados, sem taxas de adesão, fidelidade ou de cancelamento.
Apesar de todas as vantagens, inclusive, o aumento da acessibilidade dessa fonte renovável, a energia por assinatura ainda pode enfrentar diversos desafios.
Um deles é que a geração e o consumo de energia deve ser feito na mesma localidade, o que limita a disponibilidade do serviço em outras localidades.