Logotipo Original Sunne
Homens apertando as mãos para artigo Plano de assinatura de energia solar em condomínio

Plano de assinatura de energia solar: opção econômica para condomínios

A energia solar é uma fonte de energia barata e bastante popular, o que torna propicio o surgimento do plano de assinatura de energia solar, que pode gerar uma economia de até 20% na conta de luz de condomínios e empresas.

A energia solar é famosa por ser uma fonte limpa, acessível e ilimitada, o que faz com que a energia por assinatura ganhe mais destaque no setor de energia do país. 

No primeiro trimestre de 2023, o Brasil conseguiu fazer um feito histórico ultrapassando a marca de 32GW de potência instalada de energia fotovoltaica, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Com o aumento das tarifas de energia, é natural que as fontes de energia renovável ganhassem mais espaço. Com um plano de energia solar por assinatura é mais fácil ter controle, mas sem precisar arcar com custos de instalação de painéis solares no local.

Portanto, se você está aqui, é porque está buscando formas de aliviar o peso da conta de luz do seu condomínio. Então, leia este artigo completo e veja as vantagens de aderir à energia por assinatura!

Plano de assinatura de energia solar, o que é isso?

Um plano de assinatura de energia solar é um formato de negócio no qual o consumidor paga uma taxa pela quantidade de energia que usar, ou seja, o valor pode variar, mas será exatamente o valor do consumo do mês. 

Logo, a energia por assinatura permite que o condomínio usufrua de uma quantidade específica de eletricidade, sem precisar se preocupar tanto com as altas taxas de energia, principalmente quando o consumo pode dar uma escalada devido as altas temperaturas.

Na Sunne, por exemplo, os consumidores pagam apenas o aluguel da usina solar e as tarifas relacionadas à eletricidade que já são regulares, pois mesmo com um plano de energia solar por assinatura, ainda existem encargos adicionais que ainda necessitam ser saldados.

Essa “nova” abordagem pode ser benéfica para aqueles que desejam um gerenciamento mais eficiente dos custos com energia, permitindo que saibam o valor a ser pago mensalmente ou, pelo menos, tenham uma compreensão mais clara desse valor.

Os planos de energia por assinatura são a partir de fontes renováveis, representando uma alternativa mais sustentável para condomínios que buscam ser mais sustentáveis.

Mas, sabemos que parar aderir à energia limpa e renovável, muitas vezes é necessário fazer um alto investimento em um sistema fotovoltaico, o que acaba limitando diversos condomínios que não podem arcar com esse investimento.

No Brasil, o plano de assinatura de energia solar, como opção mais em conta, ainda é bastante limitada, por ser ainda é um mercado relativamente novo. 

Contudo, já existem diversas empresas que disponibilizam esse serviço exclusivamente para pequenas e médias empresas, outras estão iniciando a oferta desse modelo de negócio para interessados em utilizar fontes renováveis de energia.

Portanto, é crucial enfatizar que, antes de aderir a um plano de assinatura de energia solar, é importante avaliar minuciosamente as opções disponíveis e compará-las com outras modalidades de contratação de energia, como a tarifa convencional.

Como funciona o plano de assinatura de energia solar em condomínio?

O plano de assinatura de energia solar funciona da mesma forma que um serviço de streaming de música, por exemplo. Ou seja, você aluga os créditos de energia solar diretamente de uma usina solar e recebe o abatimento no valor da sua conta de luz.

A energia gerada nas usinas solares é injetada na rede elétrica da concessionária e chega até os consumidores como créditos de energia solar, por isso, os clientes da Sunne não precisam se preocupar com obras no condomínio ou obras de adaptação da rede elétrica.

Com a energia por assinatura, o condomínio não precisa se preocupar com instalação de painéis solares nem com as questões burocráticas com a concessionária local, apenas aguardar 90 dias para a economia começar a acontecer que a Sunne cuida de todo o processo.

Mas, para isso é importante que você saiba todos os detalhes do plano de energia solar por assinatura antes de fazer a adesão, assim como conhecer as vantagens, e é sobre as vantagens que falaremos a seguir.

Vantagens do plano de assinatura de energia solar em condomínio

O plano de assinatura de energia solar em condomínio oferece diversas vantagens. Por meio desse serviço, cada morador pode se beneficiar da energia solar produzida em uma usina solar remota, sem a necessidade de instalar painéis solares em suas unidades. 

Isso proporciona acesso direto à energia solar, contribuindo para a redução do valor da conta de energia e para a preservação do meio ambiente, sem a realização de obras no local de consumo, justamente porque os créditos de energia solar é injetado na rede elétrica. 

Além disso, a energia por assinatura oferece descontos, sustentabilidade, economia de papel e um processo 100% digital, sem a necessidade de investimento inicial ou de instalação de placas solares no condomínio. 

Essa modalidade também permite uma economia de até 20% nos gastos com energia no final do mês, sem agredir o meio ambiente, e pode ser implementada de forma personalizada, atendendo às necessidades de cada condomínio.

Custos de um plano de assinatura de energia solar e a instalação de um sistema próprio

Ao aderir a um plano de energia solar por assinatura, você pode desfrutar dos benefícios da energia solar sem a necessidade de instalar e manter painéis solares no condomínio.

Em vez disso, você paga uma taxa mensal pela energia consumida gerada pelos painéis solares. Essa é uma opção conveniente, pois é o fornecedor de energia fica responsável pela instalação, manutenção e reparos, o que pode reduzir a carga de trabalho e preocupações para você e seus condôminos.

Por outro lado, a instalação de um sistema próprio envolve custos iniciais mais elevados, e é o condomínio que fica responsável pela compra e instalação dos painéis solares e outros componentes do sistema, como as baterias de armazenamento. 

No entanto, a longo prazo, a propriedade do sistema pode resultar em economia de custos, uma vez que a energia solar é uma fonte gratuita e ilimitada de energia, e o condomínio pode até mesmo gerar seus próprios créditos de energia solar se o sistema produzir mais eletricidade do que você consome.

Portanto, um plano de assinatura de energia solar oferece facilidade e conveniência, enquanto a instalação de um sistema próprio pode resultar em economia a longo prazo, considerando os custos iniciais. 

Logo, a escolha entre os dois depende das suas necessidades, preferências e capacidade de investimento.

O plano de assinatura de energia solar é uma solução completa para condomínios

O plano de assinatura de energia solar é uma opção econômica e vantajosa para condomínios que buscam reduzir suas despesas com energia elétrica. 

Com esse modelo, o condomínio não precisa arcar com os custos de instalação de painéis solares, que podem ser elevados.

A Sunne, é a pioneira no Ceará ofertar energia por assinatura e planos personalizados para condomínios de todos os tamanhos. O processo de contratação é 100% online e não há burocracia ou obras, tampouco com mensalidade.

Logo, a Sunne é a parceira ideal para condomínios que desejam economizar e investir em energia solar. A empresa oferece um serviço de qualidade, com transparência e flexibilidade.

Acesse o site e solicite um orçamento gratuito para seu condomínio, como fez o Alphaville Fortaleza. Os consultores especializados estão prontos para ajudá-lo a economizar e tornar seu condomínio mais sustentável.

Energia solar sem precisar investir em painéis solares? Venha fazer parte do futuro da energia. Fale agora com um dos nossos consultores