Logotipo Original Sunne
Placas solares em cima de um telhado, ao fundo tem o telhado de alguns prédios e o pôr do Sol ao fundo para exemplificar o artigo sobre as 5 principais características da energia solar para você conhecer

As 5 principais características da energia solar para você conhecer

A evolução da energia solar alcançou patamares inacreditáveis em poucos anos atrás e continua ganhando mais e mais adeptos desde a última década. Muito disso se deve às características da energia solar e o inegável fato de ser uma energia barata e com praticamente zero impacto ambiental.

Além disso, outras fontes de energia se tornam populares e mais comuns, como a energia eólica, que ainda assim se tornou a segunda fonte de energia renovável no Brasil, com 23,8 GW de capacidade instalada.

Enquanto a energia solar fotovoltaica atingiu 23,9 GW de capacidade instalada, assumiu o primeiro lugar, segundo informações da Associação de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Uma das características da fonte de energia solar (talvez mais importante) é o fato de ela ser barata. Mas, seu crescimento só foi de fato impulsionado no final do ano de 2022, com a isenção da taxa de distribuição até 2045.

Caso ainda não saiba se vale a pena investir em energia solar, continue lendo esse artigo que vamos falar sobre as principais características da energia solar e quais benefícios você pode conseguir ao aderir à energia solar para sua empresa ou para sua casa.

Por que utilizar energia solar?

O Brasil é um terreno fértil para a implementação de energias renováveis. Já que vento e luz solar temos em abundância por aqui e ainda são recursos naturais ilimitados.

Além da vantagem de ser uma fonte ilimitada de energia limpa, o custo para conseguir essa energia é uma das principais características da energia solar, principalmente, agora que o custo vem caindo ao longo dos anos e se tornando muito mais acessível e simples, com a energia solar por assinatura, por exemplo.

Mas, caso ainda não esteja convencido, continue lendo. Vamos explorar as 5 principais características da energia solar que vão fazer você mudar de ideia.

Banner para energia por assinatura é a forma mais inteligente de economizar na conta de luz

5 Principais características da energia solar

A energia solar é a fonte de energia mais conhecida no planeta e seu reconhecimento não é à toa. Afinal, é a fonte de energia mais estudada e uma aposta para ser a protagonista, a fonte número um, na diversificação da matriz energética do Brasil e também do mundo, sem dúvidas.

Então, sem mais delongas vamos para a primeira das 5 principais características da energia solar, a principal fonte de energia do mundo.

1. Fácil de Implementar

As características da energia solar são diversas, mas talvez o que pode desencorajar as pessoas a adotarem a energia solar em suas empresas ou residências, seja o fato de acreditarem que seja muito difícil.

Mas, a verdade é que implementar energia solar é relativamente fácil, se comparado a outras fontes de energia, pode até ser mais simples e acessível do que as pessoas acreditam.

O que acontece é que a tecnologia de da energia solar fotovoltaica está constantemente se renovando, afinal, ela existe há décadas, mas continua passando por avanços tecnológicos.

A evidência desses avanços tecnológicos é que hoje os sistemas solares podem ser modulados. Isso significa que podem ser dimensionados para se adequar a sua necessidade e se for preciso, mais módulos podem ser adicionados gradualmente.

Outra característica da energia solar é a facilidade de instalar os sistemas fotovoltaicos. Elas podem ser feitas em telhados das casas, terrenos e até nas estruturas dos prédios como parte do projeto arquitetônico. 

Embora o custo inicial para a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica seja relativamente alto, os benefícios econômicos a longo prazo são ainda maiores, pagando os custos da instalação em pouco tempo. 

Mas, com a redução dos valores das placas solares e os programas governamentais de incentivo à adesão da energia solar, como créditos fiscais, isenção de tarifas, abatimento de impostos ou redução, fazem valer a pena o investimento em energia solar.

Porém, sempre é bom estar atento a fatores importantes na hora de implementar um sistema solar na sua empresa ou na sua residência, como a localização, espaço adequado para exposição solar. 

2. Custo de instalação acessível

De 2021 a 2022, o custo da energia no Brasil aumentou 30%, segundo dados divulgados em agosto do ano anterior pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2023, segundo o IBGE, a energia elétrica no país subiu mais de 5% ainda nos primeiros meses do ano, superando a inflação acumulada no período, que é de 2,95%.

Diante desses fatos, o custo de instalação do sistema solar fotovoltaico conseguem, sim, ser mais acessível.

O que precisa ser analisado no momento da instalação é: a demanda por eletricidade do imóvel, pois quanto maior for a demanda, maior será a potência das placas solares e, consequentemente, os valores também podem aumentar.

Mas, no geral, apesar de parecer que os custos são altos, a energia solar é considerada um investimento de longo prazo. 

Além disso, em muitos países, inclusive o Brasil, possuem programas de incentivos e subsídios governamentais disponíveis para reduzir o custo inicial da instalação de sistemas solares. 

Como falamos antes, eles podem incluir créditos fiscais, tarifas de alimentação e até financiamento.

3. Eficiência em energia renovável

As principais características da energia solar é justamente ser uma fonte de energia limpa e sustentável que também contribui para a eficiência energética, podendo economizar até 95% todos os meses após a implementação.

Por ser uma fonte inesgotável de energia, a luz do sol é convertida em eletricidade ou calor através dos painéis solares fotovoltaicos, ou coletores solares térmicos.

Outras características da fonte de energia solar são que com o avanço tecnológico, a eficiência dos painéis tornaram os painéis solares mais eficientes para converter a luz solar em energia com menos painéis.

Sem falar também que usar energia elétrica gerada por um sistema de energia solar, reduz ou zera completamente a necessidade de consumir combustíveis fósseis, como o petróleo, carvão e o gás natural.

4. Uso eficiente de energia solar

Para garantir a eficiência da geração de energia solar, é possível adotar algumas medidas que podem garantir um bom funcionamento, como, por exemplo, ter certeza do tamanho do sistema solar que está sendo instalado.

Pois, um sistema mal dimensionado pode acarretar desperdício de recursos, ou não pode conseguir suprir a demanda energética da empresa, ou da residência. 

O que muitas pessoas esquecem, é que o sistema de energia solar também precisa de manutenção e nesse quesito está incluso uma limpeza regular para garantir o pleno funcionamento, já que poeira, pedras e detritos podem impedir que o painel solar capte a luz solar.

Apesar da energia solar ter várias características vantajosas, faz uso inteligente da energia solar gerada. Coloque as dicas para reduzir gastos de forma eficiente em práticas e use apenas aparelhos e equipamentos com selos de eficiência energética, monitore e descubra os períodos de maior demanda energética e promova estratégias para evitar desperdício nesses momentos.

Até o ângulo de inclinação dos painéis é importante para se ter um uso eficiente da energia solar. Considere também um sistema de armazenamento de energia solar, para armazenar o excesso de energia produzida para quando houver uma baixa geração.

5. Impacto ambiental positivo

Uma das características da energia solar, além de gerar energia, é a sua capacidade de gerar energia através de uma fonte completamente limpa e renovável, como o Sol.

Devido a isso, a geração de energia solar não causa impactos negativos ao nosso ambiente, já que não emite gases poluentes para a nossa atmosfera, sendo um ponto positivo para nosso ambiente e para as futuras gerações.

Pois, não precisarão lidar com os impactos do aquecimento global, causados pela queima dos combustíveis fósseis, e poderão ter uma fonte limpa de energia.

LEIA TAMBÉM:

Lâmpada, painel solar e turbinas eólicas para Economize com plano de energia solar por assinatura

Benefícios da utilização da energia solar por assinatura

A sustentabilidade é uma das vantagens da energia solar, além de ser uma fonte renovável que a cada dia se torna mais barata e acessível para todos.

Principalmente, porque para aproveitar os benefícios da energia solar, não precisa necessariamente fazer a instalação de um sistema solar de energia fotovoltaica. Agora é possível contratar energia solar por assinatura da mesma forma que se contrata um serviço de streaming para assistir sua série favorita.

O Sol é um recurso energético ilimitado que pode ser usado para gerar energia tanto através da luz quanto pelo calor. De ambas as formas, pode ser produzida energia mesmo em dias chuvosos ou nublados.

Mas, talvez pode ficar a dúvida: contratar energia solar está dentro da lei?

Bem, é uma dúvida compreensível. Por isso, mas as regras para a geração distribuída de energia elétrica no Brasil foram estabelecidas pela Resolução Normativa n.º 482/2012 e atualizada pela Resolução Normativa n.º 687/2015.

Segundo essas Resoluções Normativas, qualquer pessoa ou pessoa jurídica pode instalar e operar um sistema de energia elétrica a partir de fontes renováveis, e pode alugar um sistema de geração de energia solar.

Entretanto, precisamos deixar claro que o aluguel de uma usina de energia solar seja feito por uma pessoa jurídica e que cumpra todas as normas regulamentações estabelecidas pela ANEEL.

Agora que já esclarecemos alguns pontos, vamos partir para a parte mais importante do nosso artigo que é os benefícios de utilizar energia solar por assinatura.

Uma das características da energia solar por assinatura é, sem dúvidas, a preservação do meio ambiente. Como não é necessário fazer a instalação do sistema, é possível evitar a poluição ambiental, desmatamento, emissão de CO₂, causador do efeito estufa.

Além disso, é sem sombra de dúvidas, o benefício mais quisto é a economia de energia. Uma das principais características da energia solar é que nos planos de assinatura, você pode economizar muito ao final do mês, é dessa forma que nossos clientes conseguem investir em suas próprias empresas.

Diferente de instalar um sistema de energia solar completo para uso próprio, comprar os painéis, fazer a instalação, adaptação do espaço e a manutenção; com a assinatura da energia solar, você não vai precisar se preocupar em nada com isso.

Literalmente, você não vai gastar nenhum centavo para ter os benefícios da energia solar na sua empresa.

A Sunne pode te ajudar

Nesse sentido a Sunne, oferece uma solução vista até então como inovadora, mas permite que as empresas tenham acesso à energia limpa e sustentável, economizando dinheiro na fatura de energia no final do mês. 

Dessa forma você e sua empresa contribuem para um mundo mais sustentável enquanto, ao mesmo tempo, economiza dinheiro.

Se você quer fazer parte dessa revolução energética que está acontecendo agora e ainda poupar recursos que podem ser direcionados para o crescimento da empresa, a Sunne pode ajudar a colocar sua empresa à frente.

Aproveite a oportunidade e preencha o formulário e fale com um dos nossos consultores especializados para esclarecer todas as suas dúvidas sobre energia solar por assinatura.

Saiba mais sobre energia solar por assinatura. Sem instalar painéis solares, sem obras, sem investimento. A Sunne cuida de tudo por você

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.