Logotipo Original Sunne
Uma mulher e um homem abaixados sob uma plantação, segurando nabos de cenoura para exemplificar o artigo sobre como contribuir para o desenvolvimento sustentável

Como contribuir para o desenvolvimento sustentável

Nos últimos anos, talvez até nas últimas décadas, como contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta, da nossa sociedade em geral, além da preservação do meio ambiente, se tornou pauta de discussão em vários países.

Já que o principal esforço ao trazer essas pautas ou pontos de discussão para o olhar do público é pensar juntos métodos ou ações que possam ser postas em práticas a fim de proteger nosso biossistema.

Curiosamente, talvez, você não saiba, mas o Artigo 225 da Constituição Federal de 1988 procura nos garantir que todos nós de forma igualitária temos direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, assim como as futuras gerações.

Para aprofundarmos mais sobre o assunto, vamos tratar nesse artigo o que é esse desenvolvimento, sua importância, assim como os objetivos desse desenvolvimento e como contribuir para o desenvolvimento sustentável.

O que é desenvolvimento sustentável?

Existem muitas coisas apresentadas a você, mas poucas lhe dão o sentido ou significado delas, por isso, antes de entrarmos no assunto, começamos a entender o que é desenvolvimento sustentável, de fato. 

Bem, o desenvolvimento sustentável é um conceito que visa combinar o desenvolvimento econômico e social de tal forma que seja possível também acrescentar a preservação ambiental para garantir que as necessidades dessa atual geração sejam atendidas, mas sem incapacitar a futura geração de também suprir suas próprias necessidades.

Portanto, para entendermos o que é um desenvolvimento sustentável, é entender que precisamos planejar e reconhecer que os recursos naturais que temos acesso hoje são finitos, ou seja, em algum momento, se não cuidarmos, irá acabar, se esgotar.

Por isso, ter um desenvolvimento sustentável focado na qualidade, não na quantidade, é essencial para reduzir o uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem. 

Inclusive, os princípios do desenvolvimento sustentável são: social, ambiental e econômico; que se complementam e são essenciais para que a sociedade possa entender com mais clareza sobre a importância do desenvolvimento sustentável. Até porque com ele é possível promover o equilíbrio entre os seres humanos e a natureza. 

Por isso, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os países-membros das Nações Unidas em 2015, define as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e também procura mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas em comum. 

Portanto, o desenvolvimento sustentável se caracteriza como um processo de mudança no qual a exploração dos recursos naturais, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e reforçam o atual e o futuro potencial para satisfazer as necessidades humanas.

Entenda a importância do desenvolvimento sustentável

Como já deve ter percebido que a falta de um planejamento de desenvolvimento sustentável pode afetar dramaticamente não só a geração atual como as futuras gerações; por isso, é imprescindível entender a importância do desenvolvimento sustentável.

Após a Revolução Industrial, como as pessoas consomem e o modelo econômico de desenvolvimento se tornaram mais intensos com o avanço da tecnologia. No entanto, isso trouxe consequências para a relação entre as pessoas e a natureza.

As atividades humanas passaram a extrair e utilizar os recursos naturais de maneira exagerada, como se eles fossem inesgotáveis. No entanto, mesmo os recursos renováveis podem ser afetados por problemas como a poluição e o aquecimento global.

Por isso, a importância do desenvolvimento sustentável é primordial, uma vez que ele busca garantir que os recursos naturais sejam usados de forma responsável, para que não se esgotem e possam atender às necessidades das pessoas agora e no futuro. 

Além disso, o desenvolvimento sustentável visa reduzir os impactos negativos no meio ambiente e amenizar os efeitos dos eventos climáticos extremos. Assim, ele busca melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas que vivem no planeta.

Então, resumindo, o desenvolvimento sustentável é importante para podermos usar os recursos naturais de forma adequada, cuidar do meio ambiente, lidar com as mudanças climáticas e garantir uma vida melhor para todas as pessoas.

Portanto, é importante entender como contribuir para o desenvolvimento sustentável de uma forma de equilibrada para o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente, garantindo um futuro sustentável para todos.

As consequências da falta de desenvolvimento sustentável para o meio ambiente e para a sociedade

Estamos falando sobre como contribuir com o desenvolvimento sustentável e sua importância, mas também precisamos estar cientes das consequências de não ter um planejamento sustentável que pode tornar o meio ambiente e a sociedade cada vez mais degradado. Entre os principais impactos ambientais, por exemplo, podem ser:

Destruição e perda da biodiversidade que levaram a perda de habitats naturais e a extinção de várias espécies.

  • Poluição do ar e do solo, o que vai impactar diretamente na saúde e qualidade de vida das pessoas;
  • Aceleração do efeito estufa causando o aquecimento global e mudanças climáticas extremos;
  • Escassez de recursos naturais que pode comprometer futuras gerações 
  • Aumento da desigualdade social, pobreza, insegurança alimentar, problemas ou falta de saúde pública, etc…

Para mudar esse cenário, apenas um desenvolvimento sustentável, visando equilibrar o crescimento econômico, conservação ambiental e a preocupação social. Portanto, como contribuir para o desenvolvimento sustentável é necessário tomar algumas medidas para alcançar uma sociedade mais sustentável, incluem:

  • Incentivar e implementar políticas públicas de preservação ambiental e o uso de recurso sustentáveis e limpo no lugar dos nossos recursos limitados e poluentes;
  • Promover a educação ambiental e aumentar a conscientização sobre a importância da sustentabilidade;
  • Incentivar o uso de tecnologias limpas e renováveis para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis;
  • Implementar práticas sustentáveis e ecoeficientes nas indústrias, inclusive podendo usar as práticas de ESG;
  • Desenvolver cidades sustentáveis ou pequenas comunidades que conseguem ter um desenvolvimento sustentável devido a um planejamento urbano sustentável.

Percebe que ao adotar essas medidas, é possível minimizar os impactos negativos da falta de desenvolvimento sustentável no meio ambiente e na sociedade, garantindo um futuro mais equilibrado para todos.

Ações que podem ser tomadas para contribuir com o desenvolvimento sustentável

Se você chegou até aqui, então, já deve ter entendido o que é desenvolvimento sustentável, mas talvez não tenha ficado claro como contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Contribuir para o desenvolvimento sustentável significa adotar ações que ajudam a proteger o meio ambiente e cuidar para que o futuro seja mais equilibrado e para isso existem diversas ações que podem ser tomadas para contribuir com o desenvolvimento.

Por exemplo, economizar energia. Parece simples e insignificante, mas reduzir o consumo de energia, seja em casa ou no trabalho, usar fontes alternativas de energia limpa ou alugar energia solar por assinatura, é uma possibilidade.

Como contribuir para o desenvolvimento sustentável, outra ação importante que faz também muita diferença é economizar água e usar sistemas de coleta de água da chuva para regar plantas e jardins. Além de reciclar e reduzir também é essencial assim como comprar produtos feitos com materiais recicláveis ou que tenham poucos resíduos. 

Investimentos em mobilidade urbana sustentável é outra opção importante para que as pessoas optem por usar os transportes públicos ou compartilhados eficientemente econômicos em termos de combustíveis.

Apoiar a agricultura sustentável local, optando por alimentos orgânicos e produzidos localmente, reduzir o desperdício ou até mesmo cultivar uma horta em casa. Plantar árvores e flores nativas, evitar o uso de produtos químicos prejudiciais e contribuir para a preservação e conservação de áreas naturais, pois é uma forma de proteger o ecossistema.

Além disso, é importante e fundamental democratizar o conhecimento em questões ambientais, participar de eventos e difundir esse conhecimento aos demais, especialmente, as crianças.

Essas ações parecem simples, mas quando adotadas por muitas pessoas, podem fazer uma grande diferença para o desenvolvimento sustentável, ajudando a preservar o meio ambiente e garantindo um futuro para todos.

Saiba como você pode começar contribuir para o desenvolvimento sustentável

Como contribuir para o desenvolvimento sustentável parece difícil, estamos aqui para dizer que, na verdade, é fácil assim que o primeiro passo for dado. Conheça a solução de aluguel de energia solar que a Sunne oferece.

Descubra como a energia solar pode transformar o seu negócio! Conheça a solução de aluguel de energia solar da nossa empresa e veja como você pode reduzir seus custos energéticos, contribuir para o meio ambiente e impulsionar sua sustentabilidade.

Fisk, Mob, Acal, Alphaville Fortaleza e Golf Ville são alguns dos clientes que confiaram na gente e hoje economizam suas despesas com energia elétrica, permitindo que direcionam seus recursos para outras áreas do negócio. 

Não perca a oportunidade de impulsionar seu negócio de forma sustentável e econômica! Clique aqui para fazer uma simulação do quanto você pode economizar alugando a energia solar para sua empresa e faça a transição para uma fonte de energia mais limpa e eficiente.

Junte-se a nossos clientes e parceiros nessa jornada rumo à sustentabilidade!