Logotipo Original Sunne
Dois homens inclinados sob uma mesa e uma placa solar avaliando como investir em energia solar

Descubra como investir em energia solar (um guia completo)

A energia solar tem muitas vantagens em relação a outras fontes de energia convencionais. Mas, você sabia como investir em energia solar e ter retorno financeiro com o crescimento desse setor?

Isso é possível, pois o mercado de energia solar tem crescido de forma acelerada nos últimos anos, tanto aqui no Brasil quanto ao redor do mundo, e com isso novas oportunidades de negócios e investimentos surgem.

Além disso, a energia elétrica no Brasil é uma das mais caras do mundo, fazendo com que a energia solar, uma fonte renovável e sustentável, seja a melhor opção para quem busca economizar na conta de luz. A energia solar é uma das mais tendências do mercado para os próximos anos.

Ao investir em fontes de energia renováveis, você pode se surpreender com a alta procura de empresas que buscam se adequar a uma realidade ambientalmente mais sustentável e, ainda assim, obter um excelente retorno dos seus investimentos.

Isso se dá pelo fato de que 74% dos brasileiros buscam hábitos mais sustentáveis, nos tornando uma sociedade mais preocupada em consumir de empresas focadas na sustentabilidade e que buscam preservar o meio ambiente.

Se você também quer investir seu dinheiro com a certeza de retornos do investimento em energia solar a longo prazo, reduzindo seus gastos mensais com energia e ainda ser uma empresa com consciência ambiental, continue lendo esse artigo.

Aqui vamos te dar um guia completo de como começar a investir em energia solar e nesse setor e o que você precisa para fazer parte dessa tendência.

Lâmpada, painel solar e turbinas eólicas para Economize com plano de energia solar por assinatura

Entenda o que é energia solar

Antes de resolver fazer investimentos financeiros nesse novo mercado de energia solar, é fundamental que você entenda como essa energia é produzida.

Portanto, a energia solar, ou energia fotovoltaica, é a energia elétrica gerada pela incidência da luz do Sol captada pelas células fotovoltaicas. Essas células são feitas de materiais semicondutores como o silício que conseguem absorver a luz do Sol transformando-a em eletricidade. 

Os painéis solares, ou placas solares como são conhecidos, são instalados onde costumam ter uma grande incidência de luz solar, como: telhados, terrenos abertos, usinas solares, condomínios ou até mesmo em prédios comerciais.

A energia solar, ela é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois enquanto o nosso sistema solar existir, a luz do Sol é uma fonte inesgotável de energia, além de não emitir poluentes que causam o aceleramento do efeito estufa, responsável mudanças climáticas, muitas vezes catastróficas. 

Comece a investir em energia solar

Como falamos antes, investir em energia solar é uma opção de investimento a longo prazo, além dos retornos do investimento, é possível contribuir para um mundo mais sustentável.

Então, vamos dar informações importantes e detalhadas de como você pode começar a fazer parte dessa revolução de energia limpa.

Existem dois tipos de investimentos que você pode fazer

As duas principais opções para investir em energia solar consistem, primeiro, na compra de equipamentos; e, segundo, participar de projetos de geração de energia.

Do primeiro jeito, o investidor adquire por si só um sistema de energia solar, que pode ser instalado na sua empresa ou em casa. Dessa forma, será possível utilizar essa energia gerada ou você pode optar por vender para uma concessionária.

Mas, se escolher participar de projetos de geração de energia, você pode adquirir cotas da usina e ter direito a uma parte da energia gerada. Contudo, é preciso avaliar quais vão se ajustar ao seu objetivo de investimento; por isso, é interessante saber algumas coisas em questão.

Custos de instalação

Os custos de um sistema de energia solar, dependendo do que você está buscando, os valores podem variar, mas o valor inicial é alto, afinal, o objetivo é ter um rendimento a longo prazo.

Retorno do investimento

Como você já deve ter percebido, os valores do investimento em energia solar podem levar algum tempo para ocorrer. Mas, para que você tenha uma noção, esses investimentos podem acontecer em 5 a 8 anos.

Após esse período, a energia solar gerada pelo seu sistema começa a ser gratuita, gerando uma economia na conta de energia da sua empresa ou da sua casa. Um motivo para investir nessa energia limpa, é que você pode comercializar o seu excedente de energia para obter uma renda a mais.

3 Motivos para investir em energia solar

Existem vários motivos para você começar a investir em energia solar, tanto com foco residencial quanto para empresas. 

Se ainda não está convencido se esse é um bom negócio para você, fizemos uma lista com 3 motivos para investir em energia solar.

1. Fonte infinita de energia

O Brasil é o país ideal, já que temos muita incidência solar, fazendo com que a energia solar seja constante e em demasia. Para exemplificar, o Atlas Solarimétrico de Minas Gerais, desenvolvido pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), revelou que apenas o estado de Minas Gerais, em relação à Alemanha, dobrou seu potencial de geração de energia solar.

2. Economia

Outro motivo para investir em energia solar está na economia na conta de luz que você pode ter, já que toda energia gerada, caso não seja usada, poderá ser repassada para a rede, gerando créditos (desconto). Esse desconto pode chegar até 95% do valor da sua conta de luz.

3. Ser sustentável

Como a energia solar é uma energia limpa e não poluente, seu uso não libera gases poluentes, sendo um dos motivos mais eficientes para ajudar o meio ambiente.

Quanto custa investir em energia solar e o que você precisa fazer?

O custo de investir em energia solar vai depender de diversos fatores, como a quantidade de energia que se deseja produzir, tipo de equipamento a ser utilizado, região geográfica e como será feita a instalação.

A boa notícia é que os preços dos painéis solares têm diminuído nos últimos anos e a durabilidade dos equipamentos estão ficando cada vez maiores, deixando mais acessível o investimento em energia solar. 

No Brasil, um sistema de energia solar fotovoltaica pode chegar a custar entre R$15.000,00 e R$35.000,00 para produzir cerca de 250 a 1000 kWh por mês, dependendo do tamanho do sistema e da região em que é instalado.

Agora o que é necessário fazer

A Resolução Normativa nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabelece algumas regras que precisam ser seguidas para conexão dos sistemas de energia solar à rede elétrica. 

Nela é previsto a modalidade de compensação de energia elétrica, conhecida como net metering, que permite que os consumidores gerem energia solar e recebam créditos na conta de luz quando a geração de energia for superior ao consumo.

Também estabelece os procedimentos para o registro, vistoria dos sistemas de energia, condições técnicas e de segurança para a conexão à rede elétrica e as tarifas aplicáveis. 

Investir em energia solar é o que você quer?

Agora que você já está motivado a investir em energia solar e estar buscando com quem investir, vem para a Sunne!

Com a Lei 14300/22 da ANEEL, você pode investir em usinas solares remotas e alugar para um consumidor da mesma companhia de energia elétrica que deseja economizar.

Aqui na Sunne você terá uma renda passiva extra mensal, retorno médio do seu investimento entre 1.5% e 2.5% ao mês, payback do investimento, conexão de carteira com seu cliente, 100% digital, sem burocracia e atendimento exclusivo. 

Venha fazer parte da revolução energética, ajudando o planeta e ainda tendo retorno dos seus investimentos!

Banner para incentivo de assinatura de energia por assinatura para usuários interessados

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.