Logotipo Original Sunne
Imagem com uma lampada quebrada, algumas moedas na mesa, lápis e calculadora sobre um pedaço de papel para exemplificar artigo sobre Saiba se a conta de luz com energia solar fica mais barata

Saiba se a conta de luz com energia solar fica mais barata

A energia solar vem crescendo a cada dia assim como o mercado de energia solar fotovoltaica se tornando a escolha de várias pessoas que querem economizar na conta de luz com energia solar.

As ramificações não são só nas residências, é bastante proeminente nos comércios e negócios em geral justamente por proporcionar uma baixa significativa no final do mês quando a conta de energia solar chega.

O fato da energia solar ser uma energia barata, limpa e renovável vem conseguindo papel de destaque nos últimos tempos e mais popularidade como alternativa econômica e acessível. 

Apesar de ser boa para o meio ambiente e boa para o bolso das pessoas no aspecto de economia mesmo, como entender a conta de luz com energia solar ou mesmo entender como ela funciona pode gerar muito mal-entendido. 

Portanto, se quer saber como entender a conta de energia solar, como funciona conta de luz com energia solar, quais benefícios que seu negócio pode obter. Continue lendo esse artigo que vamos explorar cada um desses assuntos e até um pouco mais além para que você termine entendendo tudo sobre o assunto. 

Não vou mais pagar conta de luz?

Antes de partirmos para o assunto principal, vamos esclarecer um ponto importante que é a dúvida mais comum: não vou mais precisar pagar conta de luz?

Se essa também é uma das dúvidas que você tem a respeito, então, vamos esclarecer ela de uma vez por todas para não acontecer mais mal entendidos.

A verdade é que após instalar um sistema solar fotovoltaico ou contratar energia solar por assinatura, como a que a Sunne oferece, muitas pessoas esperam não receber mais a conta de energia, mas não é isso que acontece e pode ser muito frustrante para algumas pessoas.

Mas, mesmo que tenha a conta de luz com energia solar, ainda vai pagar uma taxa mínima de luz, pois ela é referente aos valores que a concessionária local cobra para distribuir a energia para os consumidores usando sua rede de transmissão.

Além disso, tem os impostos referente a iluminação pública que não é possível excluir da conta de energia e pode variar de uma região para outra.

E é justamente por causa desses custos que você ouve ou lê que a energia solar por assinatura ou por instalação de painéis consegue gerar até 95% de economia, porque aqueles 5% que faltam para fechar os 100%, é reservado para o pagamento desses impostos. 

Como funciona a conta de luz com energia solar

Quando alguém opta pela conta de luz com energia solar, primeiro que ela busca pela economia e cuidar do planeta é uma feliz consequência dessa busca. Quando essa pessoa contrata energia solar por assinatura, no local onde a usina está instalada, os créditos são enviados para o cliente.

O processo de cobrança de energia dado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) se chama “Sistema de Compensação de Energia Elétrica”, que você pode conferir no 7º artigo da Resolução Normativa n.º 482/2012. É importante dizer que o modelo da fatura também pode mudar conforme a concessionária local.

Mas, vamos para o que importa: como funciona? Se a quantidade de energia gerada pelos painéis solares instalados na sua residência ou negócio, ou mesmo na usina de painéis solares da empresa contratada, conseguiu exceder energia elétrica além da quantidade que você consome, esse excesso é enviado de volta para a rede elétrica pública.

Isso acontece porque mesmo que você tenha uma conta de luz com energia solar, o sistema solar continua conectado à rede elétrica que permite essa troca bidirecional de energia.

Essa troca bidirecional significa que nos períodos em que os painéis solares não estão recebendo luz suficiente, sua empresa ou sua residência vai precisar usar a energia elétrica da concessionária local, às vezes isso não é necessário, devido à capacidade de armazenagem.

Para isso é necessário ter um medidor de energia que faça o registro dessa troca dos dois tipos de energia recebida e o que excesso que foi enviado para a rede elétrica. 

No final do mês, a concessionária faz os cálculos da sua conta de energia solar e da diferença entre o que foi usado e o que foi enviado para a rede para que você pague o valor justo do que foi consumido. 

Benefícios e como economizar na conta de luz com energia solar

Agora que entendemos como funciona a conta de luz com energia solar, vamos entender quais os benefícios que você pode ganhar com isso. Por exemplo, ao usar energia solar em sua residência ou na sua empresa, além de economizar dinheiro no final do mês, é possível obter outros diversas vantagens.

Os benefícios:

1. Diminuição do valor na conta de luz

Quando a energia usado é a energia solar é perceptível a redução do uso da energia usada da concessionária local, resultando numa redução nos custos de energia ao longo do tempo. Dependendo do tamanho do sistema ou do plano de energia solar por assinatura, como a que a Sunne oferece mais de economia, o tamanho da economia mensal é significativa.

2. Valorização do imóvel

A instalação de um sistema de energia solar pode aumentar o valor de revenda do imóvel, uma vez que tem compradores que buscam por imóveis que tenham eficiência energética e prezam pela sustentabilidade.

3. Baixa necessidade de manutenção

Como os painéis solares têm uma vida útil entre 25 e 30 anos, esses sistemas têm uma necessidade de baixa manutenção e você pode aproveitar todos os benefícios da energia por décadas e consecutivamente economizando dinheiro.

4. Sustentabilidade

A energia solar é um tipo de energia vinda de uma fonte renovável, ou seja, que não causa impacto ao meio ambiente nem emite gases poluidores para a atmosfera que causam o aquecimento global.

Como economizar na conta de luz 

O valor da conta de luz é o que mais pesa no bolso dos brasileiros, fazendo a energia solar uma alternativa para reduzir a conta de luz. Agora que já sabe sobre os benefícios, vamos ver as opções de economia que você pode ter na conta de luz com energia solar com algumas maneiras adicionais como:

1. Faça um planejamento consciente do uso de energia

Mesmo com a conta de energia solar é possível economizar mais, quando se realiza atividades que demandam energia durante o dia, quando os painéis solares continuam recebendo luz solar. 

2. Atenção a quantidade de consumo de energia

Mesmo que sua conta de luz com energia solar venha mais baixa ainda é necessário e uma forma inteligente de economizar ao monitorar e analisar seus padrões de consumo, ajudando a identificar onde e em quais atividades demandam mais energia ou que podem ser otimizadas.

3. Implemente medidas de eficiência energética

Mude hábitos de consumo e seja adepto da eficiência energética, ao escolher lâmpadas de LED de baixo consumo, a instalação de equipamentos elétricos eficientes, como eletrodomésticos com classificação energética alta, e a adequada vedação de portas e janelas para minimizar perdas de energia.

4. Cuida do sistema de energia solar 

Apesar do sistema de energia solar, caso você tenha, consegue ter uma baixa manutenção, ainda assim precisa de manutenção. Então, limpe os painéis solares para garantir o pleno funcionamento, verifique também o estado dos cabos e conexões, assim você vai conseguir aproveitar ao máximo a economia de energia.

Energia Solar: Alternativas de escolha

Como você já sabe a energia solar é uma fonte renovável e sustentável que pode ser usada em residências ou em empresas e indústrias. 

Mas, hoje no mercado existem diversas opções de conseguir energia solar, desde a instalação de painéis solares, o uso de sistema de energia térmica e fotovoltaica em usinas solares.

Ou também a assinatura de energia solar, caso não queira arcar com os gastos de instalação e manutenção, mas que ainda queiram usufruir da economia da conta de energia solar.

A forma mais popular hoje é a instalação de painéis solares nas empresas e residências, onde capturam as luz do Sol e convertem em energia elétrica, reduzindo a conta de luz com energia solar. 

Outra possibilidade é o uso de sistemas solares térmicos que captam a energia do Sol, especificamente o calor emitido, para aquecer a água que se transforma em vapor, em um procedimento semelhante ao que acontece com as termelétricas. 

Embora a energia fotovoltaica seja muito versátil e confiável, a única coisa que pode ser desencorajadora seja o seu alto custo, apesar de ter uma constante redução de preços.

Existe também hoje a possibilidade de contratar energia solar por assinatura, onde uma empresa, como a Sunne mesmo, faz a intermediação das usinas até a empresa e o cliente não tem o menor custo de instalação ou manutenção desses equipamentos solares.

Para concluir

Existem várias alternativas para economizar com a conta de luz com energia solar, que podem incluir desde instalação de painéis solares até mesmo a adesão de um plano de energia solar por assinatura.

Nossos clientes e parceiros, Fisk, Alphaville Fortaleza, San Paolo e Sicredi, conseguem ter mais economia de energia no final do mês e juntando todos os nossos clientes já conseguiram mais de R$2.5 milhões em economia.

A energia solar é uma fonte renovável e sustentável que pode ajudar a reduzir a conta de luz e contribuir para a proteção do meio ambiente e a Sunne pode ajudar você nessa etapa.

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.