Logotipo Original Sunne
Várias mãos juntas em cuba para segurar uma muda de planta e um pouco de terra na palma da mão para exemplificar artigo sobre educação ambiental nas empresas

A importância da educação ambiental nas empresas e como implementar

Por muito tempo vemos a discussão de pautas ambientais e a cada dia que passa muitos empresários buscam promover educação ambiental nas empresas para que assim seja despertado uma consciência ambiental coletiva que se reflete não só no ambiente empresarial quanto fora dela.

Educar os colaboradores é também ajudar na formação de uma sociedade mais crítica, engajada no assunto e disposta a contribuir para um planeta mais saudável e sustentável. 

Então, se você é um empreendedor ou empresário que está ativamente buscando e implementando iniciativas sustentáveis, é essencial integrar sua equipe nesse objetivo.

Especialmente quando os brasileiros produziram cerca de 85,2 milhões de lixo em 2022, sendo que em média uma pessoa produziu 380 quilos de lixo no ano. 

Então, se quer fazer parte da mudança e engajar sua equipe para mudar esse cenário, leia esse artigo até o final. Vamos explorar mais sobre educação ambiental nas empresas, definir o que caracteriza e o seu significado, os benefícios que a educação ambiental pode propiciar, além da importância da educação ambiental para a empresa. 

O que é educação ambiental?

Antes de falarmos sobre educação ambiental nas empresas, precisamos entender o que é educação ambiental e qual a relevância que seu protagonismo tem atualmente. 

Logo, a educação ambiental é um processo, visando conscientizar as pessoas sobre os problemas ambientais e como ajudar a combatê-los de uma forma sustentável e eficaz, como conservar os nossos recursos naturais e diminuindo ou até mesmo não poluir o meio ambiente. 

As pessoas, especialmente os mais novos, são os principais influenciadores e formadores de opinião quando é necessário tomar decisões sobre o futuro do planeta, afinal, é a geração deles que irá arcar com as consequências dos atos cometidos hoje.

Por isso, a educação ambiental é essencial para construir uma sociedade capaz de produzir transformações. Além disso, a educação ambiental pode ser exercida por todos em todos os níveis da sociedade de forma articulada.

Ficou claro o que é educação ambiental, certo? Então, continue lendo que vamos para o assunto principal: educação ambiental nas empresas.

Educação ambiental nas empresas

Não podemos falar sobre educação ambiental sem mencionar as boas práticas de ESG, que é uma tendência extremamente importante para as empresas e muitas empresas estão entendendo e vendo isso não mais como uma bobagem, mas como algo essencial de cultura empresarial, assim como na parte de investimento. 

Portanto, a educação ambiental nas empresas é uma prática vital na promoção da conscientização e na aderência de práticas sustentáveis a longo prazo que ajudam não só o meio ambiente, como também o ambiente de trabalho.

Afinal, é um processo que requer o compartilhamento de informações e troca de conhecimentos sobre questões ambientais para estimular a reflexão e ajudar na implantação de práticas sustentáveis para proteger e preservar o meio ambiente. 

O objetivo da educação ambiental é alimentar e promover uma reflexão sobre o papel que as pessoas, individualmente, possuem para desempenharem em relação à preservação do meio ambiente, seja em casa ou em seus locais de trabalho. 

Algumas práticas ambientais que podem ser adotadas pelas empresas que vão expor os benefícios da educação ambienta podem incluir:

Treinamentos

A sua empresa pode implementar os treinamentos como forma de sensibilização sobre as questões ambientais que podem ser desde a economizar energia até reciclagem e redução de materiais prejudiciais ao meio ambiente.

Abrir um canal interno de comunicação

Toda empresa possui hoje diversos canais de comunicação com seus colaboradores que podem ser até ferramentas pagas quanto as gratuitas como o WhatsApp. Esses canais podem ser usados para compartilhar informações ambientais relevantes e iniciativas que a empresa pretende aderir ou já é adepta, para manter os colaboradores informados e engajados.

Fechar parcerias

Sua empresa pode fechar parcerias com outras empresas ou organizações ambientais que incentivem as pessoas a se voluntariarem ou que façam parte das práticas sustentáveis na rotina de trabalho.

Então podemos resumir a educação ambiental nas empresas como uma forma de promover a conscientização e mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente, contribuindo ativamente para a construção de um planeta mais sustentável para essa e próximas gerações.

Os benefícios de implementar educação ambiental nas empresas

A implementação da educação ambiental nas empresas pode trazer diversos benefícios significativos, além de contribuir para a proteção dos nossos recursos naturais e alguns dos benefícios da educação ambiental nas empresas estão:

  • Aumenta a consciência ecológica dos colaboradores
  • Colaboradores mais engajados com as causas ambientais;
  • Melhor relacionamento com as comunidades no entorno;
  • Menor risco de multas e penalidades jurídicas por problemas ambientais;
  • Fortalecimento da responsabilidade social e corporativa;
  • Melhora na imagem da empresa para seus stakeholders;
  • Mais investimentos financeiros.

Existem vários outros benefícios da educação ambiental que a sua empresa pode aproveitar, mas antes você precisa saber que investir na educação ambiental da sua empresa é uma responsabilidade determinada na Política Nacional de Educação Ambiental, Lei n.º 9.795/1999.

Importância da educação ambiental para a empresa

Quando sabemos que pelo menos 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis como aponta os estudo da agência pesquisa norte-americana Union + Webster, tornando o mercado da sustentabilidade ainda mais competitivo para garantir seu ISO 14001.

Então, não é surpresa que a educação ambiental seja extremamente importante para as empresas, pois ajuda a sensibilizar o público interno, iniciando um ciclo de mudança e preocupação ambiental. 

A implementação de uma política de educação ambiental dentro da empresa é um requisito indispensável para alcançar a certificação ISO 14001.

Além disso, a educação ambiental pode ser vista como um instrumento poderoso capaz de viabilizar novos valores em uma empresa, bem como trazer uma postura ética do trabalhador em relação ao meio ambiente.

Ainda pode ajudar também a empresa a usar recursos naturais de forma mais consciente a fim de minimizar os impactos ambientais. 

Diversas empresas já entenderam que o futuro também depende dessa nova geração, que está cada dia mais consciente da importância da sustentabilidade e, portanto, já começaram a implementar projetos de educação ambiental com diversas parcerias em ONGs e escolas.

Ainda não sabe por onde começar educação ambiental?

Conhecer e entender a educação ambiental nas empresas e sua importância já é o primeiro passo para que sua empresa seja mais sustentável. Mas, o mais importante é que você pode começar por onde aperta mais: valor da conta de luz no final do mês.

Este é um custo que não pode ser incluído num orçamento devido à sua natureza incerta. Por isso, você precisa conhecer a energia solar por assinatura que a Sunne oferece para empresas como a Fisk, Mob, Acal e Alphaville Fortaleza que conseguem ter descontos de até 20% na conta de luz. 

Traga sua empresa para um futuro mais sustentável e ainda economizar dinheiro para investir em outras áreas importantes da sua empresa.