Você já deve estar bem familiarizado com a energia solar, mas quanto a energia solar térmica? Bem, essa é uma das formas de aproveitar a energia solar que poucos conhecem.
A energia solar térmica é um conceito que se refere ao uso da radiação solar que pode ser usada para aquecer água do chuveiro, por exemplo. Esse é um jeito de produzir calor sem precisar usar energia elétrica.
Em alguns espaços a energia solar térmica possui uma boa popularidade, mas muitas pessoas ainda não conhecem muito bem essa fonte de calor, apenas entende que se é energia solar é sustentável, o que não deixa de ser uma verdade, mas esse conhecimento pode ser mais compartilhado.
Mas, se você ainda não conhece a energia termo solar, continue lendo este artigo que a Sunne preparou. Esperamos que com ele, você saia daqui sabendo mais sobre a energia solar térmica e fotovoltaica, como ela funciona, seus tipos e onde ela pode ser usada. Boa leitura!
O que é energia solar térmica?
A energia solar térmica é uma forma de energia renovável que utiliza a luz do sol para gerar calor e, por isso, a energia solar térmica e fotovoltaica são diferentes, pois esta converte a luz solar diretamente em eletricidade.
Enquanto a energia termo solar, a luz do sol é concentrada por meio de espelhos ou lentes para aquecer um fluido, como água ou óleo, em um coletor solar.
Esse fluido aquecido é então utilizado para gerar vapor, que aciona uma turbina conectada a um gerador, produzindo eletricidade.
Existem diferentes tipos de sistemas de energia solar térmica, incluindo sistemas de concentração solar, que utilizam espelhos ou lentes para concentrar a luz solar em um ponto focal, e sistemas de coleta plana, que captam a energia solar difusa ao longo de uma área plana.
A energia solar térmica é uma fonte de energia limpa e sustentável, pois não emite poluentes durante a geração de eletricidade, além de ter o potencial de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.
Além disso, a tecnologia de energia solar térmica está em constante evolução, tornando-se mais eficiente e economicamente viável.
Como funciona a energia térmica solar?
Como falamos anteriormente, a energia solar térmica é gerada através da captura e conversão da radiação solar em calor.
Uma das coisas que diferencia a energia solar térmica e fotovoltaica é que existem basicamente dois principais métodos para aproveitar a energia térmica do sol: sistemas de coletores solares e usinas solares termoelétricas.
Um deles são os coletores solares, que são dispositivos que capturam a radiação solar e a convertem em calor para uso direto, como aquecimento de água ou ambientes. Eles são compostos por painéis ou tubos que contêm um fluido (geralmente água ou um líquido anticongelante) aquecido pela radiação solar.
Esse calor pode ser utilizado para aquecer água em residências, piscinas, ou para fornecer calor em processos industriais.
O outro sistema de coletores de energia termo solar são as usinas solares termoelétricas, que são instalações de grande escala que utilizam a energia térmica do sol para gerar eletricidade.
Elas funcionam através de um processo que envolve o uso de espelhos ou lentes para concentrar a radiação solar em um ponto ou em tubos por onde circula um fluido, como óleo térmico, esse fluido aquecido é então utilizado para gerar vapor, que aciona turbinas conectadas a geradores de eletricidade.
Ambos os métodos aproveitam a energia termo solar de forma sustentável e renovável, contribuindo para a redução da dependência de combustíveis fósseis e para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa.
A energia térmica solar é uma fonte limpa e promissora de energia, com um grande potencial para atender às demandas energéticas de forma sustentável.
Onde a energia solar térmica pode ser usada?
A energia solar é sustentável, isso já está estabelecido. A energia termo solar também é, mas ainda existem várias coisas que precisam melhorar no país para que a energia solar térmica comece a ser usada em larga escala.
Pois ainda falta um caminho longo para que as indústrias façam maior uso da energia solar térmica em larga escala. Uma vez que o setor industrial, por exemplo, consome apenas 4% das vendas de aquecedores solares, segundo Associação Brasileira de Energia Solar Térmica (Abrasol).
Portanto, a energia solar térmica pode ser usada em uma variedade de aplicações, aproveitando a energia do sol para gerar calor.
Em uma delas, a energia termo solar pode ser usada para gerar eletricidade por meio de usinas de energia solar concentrada (CSP). Nesses sistemas, os raios solares são concentrados em um ponto usando espelhos ou lentes, aquecendo um fluido que aciona uma turbina para gerar eletricidade.
Também através de coletores solares térmicos podem ser instalados em telhados para aquecer água usada em residências, hotéis, hospitais, e outras edificações. Esse calor também pode ser utilizado para aquecimento ambiente em sistemas de calefação.
Além disso, a energia solar térmica pode ser empregada em processos industriais que requerem altas temperaturas, tais como a produção de vapor, secagem de produtos, e processos de destilação.
Inclusive, além de residências, a energia solar térmica pode ser usada para aquecer água em grande escala, como em piscinas, parques aquáticos, e sistemas de aquecimento de água para uso industrial.
Em regiões onde a água potável é escassa, a energia solar térmica pode ser utilizada para dessalinizar a água do mar, tornando-a própria para consumo. Em áreas rurais ou em situações de emergência, a energia solar térmica pode ser usada para cozinhar alimentos, por meio de fogões solares.
Portanto, a energia termo solar é uma fonte versátil e sustentável de energia, com aplicações em diversos setores, claro que a energia solar térmica e fotovoltaica tem suas diferenças, mas ambas contribuem para a redução da dependência de combustíveis fósseis e para a mitigação das mudanças climáticas.
Quais são os tipos de energia solar térmica?
A energia solar térmica é uma forma de aproveitamento da energia solar que utiliza a radiação solar para aquecer um fluido, que pode ser água ou ar, por exemplo.
Portanto, existem basicamente dois tipos de sistemas de energia solar térmica: os sistemas de aquecimento de água e os sistemas de aquecimento de ar.
Os sistemas de aquecimento de água são sistemas compostos por coletores solares, que captam a radiação solar e a transformam em calor, e um reservatório térmico, que armazena a água aquecida pelos coletores.
Existem dois tipos de coletores solares: os coletores planos e os coletores de tubos a vácuo. Os coletores planos são mais comuns e mais baratos, enquanto os coletores de tubos a vácuo são mais eficientes e mais caros.
Os sistemas de aquecimento de água são utilizados principalmente em residências e em indústrias que necessitam de água quente.
Já os sistemas de aquecimento de ar são compostos por coletores solares, que captam a radiação solar e a transformam em calor, e um sistema de ventilação, que distribui o ar aquecido pelos coletores. Os coletores solares utilizados nesses sistemas são geralmente do tipo de placa plana ou do tipo de tubo a vácuo.
Os sistemas de aquecimento de ar são utilizados principalmente em edifícios comerciais e industriais para aquecimento de ambientes.
Além desses dois tipos de sistemas, existem também os sistemas de refrigeração solar, que utilizam a energia solar para gerar frio, e os sistemas de concentração solar, que utilizam espelhos ou lentes para concentrar a radiação solar em um ponto, gerando altas temperaturas que podem ser utilizadas para gerar eletricidade ou para processos industriais.
Qual a diferença entre a energia solar térmica e fotovoltaica?
Como você deve ter percebido, a principal diferença entre energia solar térmica e fotovoltaica é o que acontece ao final da geração de energia. Vamos explicar melhor.
A energia solar térmica gera energia através do calor, enquanto a energia solar fotovoltaica gera a energia e a converte em eletricidade através das células fotovoltaicas.
De qualquer forma, ambas possuem suas vantagens e desvantagens, assim como formas “corretas” de serem usadas.
Além disso, a energia solar fotovoltaica é o seu grau alto de acessibilidade, onde, em muitos casos, dispensa a necessidade de instalar painéis solares, investimento inicial alto, falta de necessidade de obras de adaptação do local e da rede elétrica.
Inclusive, é uma oportunidade para que você se beneficie com planos de energia por assinatura da Sunne, por exemplo.
Com a Sunne você tem acesso fácil a energia renovável produzida nas usinas de energia distribuída pela rede elétrica até a sua empresa. Sem burocracia ou gastos, apenas as vantagens.
Acesse nosso site e faça uma simulação para ver quanto você pode economizar por mês na conta de luz da sua empresa.