Logotipo Original Sunne
Lâmpada e símbolos de energia e combustível para Cogeração qualificada: o que é e quais seus tipos

Entenda o que é cogeração qualificada e como participar

A cogeração qualificada é uma forma de tornar mais fácil para empresas que ainda possuem dificuldade em juntar a preservação do meio ambiente com economia e redução de gastos.

Isso porque uma das formas de combinar essas necessidades para superar esse desafio é justamente através da energia renovável, ou sustentável, como muitos conhecem.

Portanto, se você já conhece um pouco sobre a geração distribuída, neste artigo vamos abordar sobre uma alternativa que faz parte desse modelo de geração de energia limpa.

Para saber mais o que é a cogeração qualificada e como participar desse modelo para que você tome a decisão certa para sua empresa, continue lendo este artigo!

O que é cogeração qualificada de energia?

Para começar é interessante que você saiba que a cogeração é a produção simultânea de energia elétrica e térmica a partir de uma única fonte de combustível. 

Portanto, a cogeração qualificada de energia é um sistema de geração de energia elétrica que utiliza fontes renováveis de energia, como biomassa, biogás, energia solar, entre outras, e que atende a requisitos específicos de eficiência energética e sustentabilidade.

E devido à sua diversidade no uso de fontes renováveis, ela é uma alternativa interessante para empresas e indústrias que buscam reduzir seus custos com energia elétrica e térmica, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.

No Brasil, a cogeração qualificada de energia é regulamentada pela Resolução Normativa n.º1.059/2023 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que estabelece as condições para o acesso de micro e minigeradores de energia elétrica aos sistemas de distribuição de energia elétrica.

Além disso, existem outras leis e resoluções normativas que regulamentam a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como a Lei n.º 9.991/2000, que instituiu a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Ah, e o papel da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é o de fiscalização da cogeração qualificada de energia no país. A ANEEL é uma autarquia federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, responsável por regular e fiscalizar a geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica no país.

Vantagens da cogeração qualificada de energia

Agora que você já sabe do que se trata, bem como o órgão regulador, a cogeração qualificada apresenta diversas vantagens, tanto para o meio ambiente quanto para as empresas e indústrias que a utilizam.

Eficiência energética

A cogeração de energia permite a produção simultânea de energia elétrica e térmica a partir de uma única fonte de combustível, o que aumenta a eficiência energética do processo.

Isso significa que é possível obter mais energia a partir da mesma quantidade de combustível, reduzindo o consumo de energia e os custos associados.

Redução de custos

Pode reduzir significativamente os custos com energia elétrica e térmica, já que a energia produzida internamente é mais barata do que a energia comprada da rede elétrica.

Além disso, a geração distribuída pode gerar receita adicional para as empresas e indústrias que vendem o excedente de energia elétrica para a rede elétrica.

Sustentabilidade

Esse tipo de geração distribuída utiliza fontes renováveis de energia, como biomassa, biogás, energia solar, entre outras, o que reduz a dependência de combustíveis fósseis e contribui para a preservação do meio ambiente. 

Pois, a geração distribuída de energia pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes atmosféricos.

Confiabilidade

Pode aumentar a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica e térmica, já que as empresas e indústrias que a utilizam podem contar com uma fonte de energia interna que pode ser usada em caso de falhas na rede elétrica.

Autonomia energética

A cogeração qualificada de energia pode aumentar a autonomia energética das empresas e indústrias, já que elas podem produzir sua própria energia elétrica e térmica, reduzindo a dependência da rede elétrica e dos fornecedores de energia.

Em suma, a cogeração qualificada de energia apresenta diversas vantagens, como aumento da eficiência energética, redução de custos, sustentabilidade, confiabilidade e autonomia energética.

Como participar da cogeração qualificada?

Para participar da geração distribuída de energia e, consequentemente, da cogeração é necessário que a empresa ou indústria interessada atenda aos requisitos estabelecidos pela ANEEL.

Onde estabelece as condições para o acesso de micro e minigeradores de energia elétrica aos sistemas de distribuição de energia elétrica.

Para ser considerada uma cogeração qualificada, a geração de energia elétrica deve atender a alguns requisitos, como a utilização de fontes renováveis de energia; ter eficiência energética mínima de 75%; ter uma potência instalada de até 5 MW para microgeração e de 5 MW a 30 MW para minigeração; e, claro, conexão à rede elétrica de distribuição.

Além disso, é importante que a empresa ou indústria interessada em participar da geração distribuída entre em contato com a distribuidora de energia elétrica da região para verificar as condições específicas para conexão à rede elétrica.

Cabe ressaltar que a cogeração qualificada de energia é uma alternativa interessante para empresas e indústrias que buscam reduzir seus custos com energia elétrica e térmica, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.

Quais são os tipos de cogeração?

A cogeração qualificada é um conceito definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na Resolução Normativa n.º 235/2006, que estabelece uma eficiência energética total mínima para geração de energia elétrica e térmica com gás natural.

Cogeração qualificada de energia elétrica e água quente

É um tipo de cogeração que utiliza a energia térmica gerada para produzir água quente. A água quente pode ser utilizada para aquecimento de ambientes, de água sanitária, ou para processos industriais.

Cogeração qualificada de energia elétrica e ar comprimido

É um tipo de cogeração que utiliza a energia térmica gerada para produzir ar comprimido. O ar comprimido pode ser utilizado para diversos fins, como acionamento de ferramentas pneumáticas, ou produção de ar comprimido industrial.

Cogeração qualificada de energia elétrica e outros gases

É um tipo de cogeração que utiliza a energia térmica gerada para produzir outros gases, como dióxido de carbono, nitrogênio, ou hidrogênio. Esses gases podem ser utilizados para diversos fins, como a produção de fertilizantes, a fabricação de plásticos, ou a geração de energia.

Para ser considerada qualificada, a cogeração deve atender aos seguintes requisitos mínimos de eficiência energética elétrica mínima de 35%, pois ela é a razão entre a energia elétrica gerada e a energia primária consumida.

Além de também ter eficiência energética térmica mínima de 50%, pois ela é a razão entre a energia térmica gerada e a energia primária consumida.

As cogerações que atendem a esses requisitos têm direito a incentivos da ANEEL, como 50% de desconto nas Tarifas de Uso dos Sistemas de Transmissão (TUST) e Distribuição (TUSD), e isenção de pagamento de encargos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Importância da cogeração qualificada

Como já sabemos, a cogeração qualificada é uma técnica de geração de energia que consiste na produção simultânea de eletricidade e calor útil a partir de uma única fonte de energia. Essa técnica é considerada importante por diversos motivos.

Primeiramente, é uma forma eficiente de produzir energia, pois aproveita o calor residual que seria desperdiçado em outras formas de geração de energia. 

Além disso, a pode reduzir os custos de energia de uma empresa, pois permite a produção de eletricidade e calor útil a partir de uma única fonte de energia. 

Outra vantagem da cogeração qualificada é que ela pode aumentar a confiabilidade do fornecimento de energia, pois permite que uma empresa produza sua própria eletricidade e calor útil.

Por fim, ela é uma forma de geração de energia mais sustentável do que outras formas de geração de energia, pois reduz o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de gases de efeito estufa.

Sua empresa mais eficiente com a Sunne

A cogeração qualificada é uma modalidade de geração distribuída de energia elétrica que pode trazer grandes benefícios para consumidores e empresas. 

Além de ser uma fonte de energia limpa e renovável, a cogeração qualificada também pode gerar economias significativas na conta de luz.

Para participar da cogeração qualificada, é necessário que o consumidor ou empresa tenha um contrato de compra de energia com uma usina cogeradora qualificada. 

A Sunne é uma empresa que intermedia essa relação, conectando consumidores e empresas a usinas solares. Como? Oferecendo planos de energia solar por assinatura que são simples, flexíveis e econômicos. 

Com a assinatura de um plano, o consumidor ou empresa pode economizar sem precisar arcar com custos de instalação de painéis solares e o processo de contratação é feito 100% online.

Se está interessado em economizar na conta de luz e contribuir para um futuro mais sustentável, a Sunne é uma excelente opção, pois podemos ajudá-lo a encontrar o plano de energia solar ideal para sua empresa.

Entre em contato com a Sunne e saiba como economizar na sua conta de energia elétrica sem precisar investir em painéis solares.

Faça como a Mob que já economizou R$303,747 em 26 meses apenas usando energia solar por assinatura! Entre em contato e cuidamos do resto

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.