Logotipo Original Sunne
Dois homens jovens sorrindo ao segurar um painel para exemplificar artigo sobre Como utilizar a energia solar para reduzir a conta de luz

Guia de como utilizar a energia solar para reduzir a conta de luz

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a potência instalada atingiu a marca de 23,9 GW em 2023, superando os 23,8 GW de energia eólica e por isso utilizar a energia solar está se tornando a opção mais buscada hoje em dia.

Isso significa que a energia solar ou fonte fotovoltaica, alcançou o segundo lugar no ranking das principais fontes de energia do país e isso é um sinal claro de que a energia solar está ficando mais acessível e ainda mais barata nesses últimos anos.

Contudo, nem todos conseguem ou não estão dispostos a investir em um sistema de painéis solares, mas existe uma opção mais econômica, a qual é a energia solar por assinatura.

Se você ainda não sabia dessa possibilidade ou ainda não sabe como fazer, continue lendo esse artigo. Vamos explicar o que são créditos de energia solar, seus benefícios e como ela pode promover a economia.

Além do seu funcionamento e, obviamente, como adquirir energia solar para sua empresa sem precisar fazer um investimento inicial alto. 

O que são créditos de energia solar?

Quando uma usina solar ou um sistema fotovoltaico produz mais energia do que necessária, existem duas opções do que fazer com esse excedente: armazenar ou injetar na rede elétrica convencional, que é justamente a opção que nos interessa aqui.

O que acontece é que esse excesso de energia gerada pelas placas solares quando não usada podem retornar para a concessionária local que vai transformar em créditos de energia solar. 

Então, esses créditos são descontados automaticamente na sua fatura de energia, que podem ser usados sempre que precisar, mas dentro do prazo de 60 meses, a partir do dia da geração.

Esse foi um exemplo baseado na possibilidade de você ter painéis solares no seu imóvel residencial ou comercial, mas a lógica é a mesma se essa energia for gerada numa fazenda solar. Percebe agora como energia solar por assinatura é simples? E a Sunne faz esse intermédio.

Benefícios e economia obtidos ao adquirir energia solar por assinatura

Agora vamos partir para a parte mais importante do nosso artigo: os benefícios que você e sua empresa podem ter ao adquirir energia solar por assinatura. 

Além de ser uma fonte de energia renovável, a energia solar vem se tornando cada dia mais popular e acessível para pessoas e empresas que buscam também pelo benefício econômico quando sabemos que a energia elétrica convencional fica cara a cada ano

Os benefícios econômicos de utilizar a energia solar por assinatura

A energia solar pode trazer diversos benefícios econômicos para os consumidores, como:

  • A energia solar pode gerar uma economia de até 95% na conta de luz, pois pode cobrir toda a energia consumida da rede, restando ao consumidor apenas a taxa mínima de disponibilidade da rede elétrica;
  • O crédito fiscal federal por energia solar residencial é um crédito fiscal que se pode reclamar sobre os impostos federais sobre renda por uma porcentagem do custo do sistema. Um crédito fiscal é uma redução dólar por dólar no montante do imposto sobre renda que de outro modo você deveria ao governo;
  • Caso queira instalar um sistema fotovoltaico, saiba que pode valorizar o imóvel, pois é um investimento em uma fonte de energia renovável e sustentável;
  • Ao produzir sua própria eletricidade ou utilizar a energia solar, você está menos sujeito às flutuações dos preços do mercado. Isso proporciona estabilidade e previsibilidade financeira a longo prazo;
  • A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, portanto, utilizar a energia solar ajuda a reduzir a emissão de gases do efeito estufa e a preservar o meio ambiente.

Como funciona o monitoramento e utilização dos créditos de energia solar

Agora que já sabe os benefícios de adquirir energia solar por assinatura, vai ficar ainda mais fácil entender como funciona a energia solar e como pode ser monitorado.

Ao adquirir energia solar por assinatura para sua empresa, você consegue ter várias vantagens e economia na conta de luz, mas se instalou um sistema fotovoltaico é possível acompanhar a produção de energia.

Isso pode ser feito com um sistema de medição bidirecional instalado na sua empresa para monitorar quanta energia seu sistema produz e quanto a rede elétrica convencional consome.

Como já dá para imaginar, a maior produção de energia solar acontece durante o dia e normalmente sempre produz mais do que a unidade consumidora consegue consumir. Como explicamos mais acima, esse excesso é direcionado para a rede elétrica convencional, gerando os famosos créditos de energia solar. 

Os cálculos desses créditos são feitos com base em quilowatts/hora (kWh) e podem ser usados posteriormente quando seu sistema solar não produzir energia o suficiente (durante a noite ou em dias nublados, por exemplo) para compensar o uso da rede elétrica e reduzir sua conta de luz.

Utilizar a energia solar reduz a conta de luz no final do mês, fazendo isso também garante a sua estabilidade diante de aumento das tarifas de energia e incentivos fiscais do governo federal.

Outro fator que pode chamar sua atenção é o preço ao adquirir energia solar por assinatura e a diversidade de planos que podem ser ideais para as demandas energéticas da sua empresa, sem falar na certeza de estar contribuindo para a redução dos gases causadores do aquecimento global e efeito estufa.

Adquirir energia solar por assinatura e créditos de energia solar é simples, você só precisa encontrar um fornecedor de energia, assinar o contrato da energia solar por assinatura e aproveitar todos os benefícios sem precisar se preocupar com nada. 

Como adquirir energia solar por assinatura?

A aquisição de energia solar por assinatura é uma opção que permite que você obtenha os benefícios da energia solar, mesmo sem instalar um sistema solar em sua propriedade. Aqui está um resumo de como adquirir energia solar por assinatura:

  • Procure por empresas ou provedores de energia solar por assinatura em sua região. Essas empresas geralmente possuem fazendas solares ou instalações de energia solar em escala maior e oferecem a oportunidade de adquirir a energia gerada por esses sistemas;
  • Verifique os diferentes planos disponíveis oferecidos pelos fornecedores de energia solar por assinatura. Eles podem variar em termos de preço, tamanho da assinatura e quantidade de energia fornecida;
  • Após selecionar um plano adequado, você precisará assinar um contrato com o fornecedor de energia solar. Esse contrato estabelecerá os termos da assinatura, incluindo a duração do contrato e os detalhes do fornecimento de energia;
  • Uma vez que você tenha assinado o contrato, o fornecedor de energia solar começará a fornecer energia solar para sua residência ou empresa. A energia solar gerada será injetada na rede elétrica e você receberá créditos ou descontos na sua conta de energia elétrica com base na quantidade de energia solar que você assinou;
  • Você poderá monitorar seu consumo de energia solar e os benefícios financeiros associados. Dependendo do contrato, você pode receber créditos de energia solar ou descontos na sua conta de energia elétrica, refletindo a quantidade de energia solar fornecida pelo provedor.

Ao adquirir energia solar por assinatura, você poderá usufruir dos benefícios da energia solar sem precisar investir em um sistema solar próprio. Isso proporciona uma opção mais acessível e conveniente para aproveitar a energia limpa e renovável.

Entre em contato com a Sunne para conhecer os planos disponíveis e para falar com nossos consultores especializados que vão esclarecer todas as suas dúvidas antes que assine o seu contrato de compra de energia solar. 

Faça parte da revolução energética que está acontecendo com a Sunne e economize dinheiro enquanto ajuda a criar um mundo muito mais sustentável!

Energia solar sem precisar investir em painéis solares? Venha fazer parte do futuro da energia. Fale agora com um dos nossos consultores