Se você tem painéis solares, certamente já se questionou sobre como transferir os créditos excedentes, avance para ver mais!
Desde 2012, a energia solar se popularizou, tornando-se acessível graças à REN 482/2012 da ANEEL e com a recente atualização na REN 1.059/2023, os consumidores podem gerar sua própria energia solar
Agora que os consumidores podem gerar sua própria energia, talvez esteja se perguntando: “Como transferir esses valiosos créditos?” A resposta pode não ser tão simples quanto parece, mas te ajudar!
Quando seu sistema fotovoltaico gera mais energia do que você consome, o excedente é injetado na rede elétrica, gerando créditos.
Essa energia “emprestada” para a concessionária local é transformada em créditos de energia solar, que podem ser usados para abater sua conta em momentos de menor geração solar.
A transferência não é simples, mas pode ser feito. Os créditos podem ser transferidos para outras unidades do mesmo titular na mesma área de concessão. Mas, é crucial estar ciente das regras locais
O processo geralmente ocorre via uma solicitação à concessionária, que analisa e, se aprovada, atualiza os registros para os créditos poderem ser utilizados na unidade consumidora de destino
Proprietários de sistemas fotovoltaicos podem maximizar o uso da geração excedente, reduzindo consideravelmente os custos com eletricidade em outras unidades consumidoras de sua propriedade.
Essa prática não apenas incentiva a geração distribuída, mas também ocasiona flexibilidade aos proprietários dos sistemas solar, que podem adaptar o uso dos créditos conforme suas necessidades
Como você pode perceber, a transferência de créditos não apenas economiza dinheiro, mas também promove a sustentabilidade, contribuindo para a redução da dependência de fontes não renováveis.
Então, se você deseja economizar na conta de luz sem precisar investir na instalação de painéis solares, a transferência de créditos de energia solar é a opção ideal para sua empresa!
Pode te interessar:
Artigo completo