Logotipo Original Sunne
Dois prédios para artigo sobre Energia solar em condomínios como aliado nos investimentos

Use a energia solar em condomínios para investir na propriedade

A energia solar em condomínios traz diversos benefícios à gestão do empreendimento, seja ele profissional ou morador do condomínio.

Afinal, como a energia solar é conhecida por ser uma fonte de energia mais barata, a energia solar em condomínios pode ajudar não só na redução dos custos como também pode ser uma aliada forte na hora de direcionar essa economia na manutenção e melhorias no próprio condomínio.

Inclusive, segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) diz que a energia solar fotovoltaica está cada vez mais competitiva.

E no ano de 2022, a média global dos custos nivelados da eletricidade (LCOE) para a energia solar foi de 29%, menor do que a de combustível fóssil, sendo uma das vantagens de ter energia solar.

Então, para saber como usar essa fonte de energia limpa e renovável a favor do bem-estar dos condôminos, leia este artigo até o final para descobrir como a energia solar para condomínios pode promover investimentos que fará toda a diferença!

Como a energia solar pode ser utilizada em condomínios?

A energia solar pode ser utilizada em condomínios de diversas maneiras, trazendo algumas vantagens de ter energia solar, como vantagens econômicas e ambientais. 

Para ter energia solar em condomínios, uma opção interessante é a energia por assinatura, que permite aos condomínios adquirirem energia limpa sem a necessidade de instalar painéis solares em seus telhados. 

Por meio de empresas de energia solar, é possível ter energia solar em condomínios, através do aluguel de créditos de energia gerada por painéis solares localizados em outras áreas, contribuindo para a redução da pegada de carbono e para a promoção de fontes renováveis de energia. 

Além disso, essa abordagem pode resultar em economia de custos a longo prazo, ao mesmo tempo, em que demonstra um compromisso com a sustentabilidade. 

Portanto, considerando a crescente preocupação com o meio ambiente e a busca por soluções energéticas mais limpas, a adoção da energia solar em condomínios por meio de energia por assinatura pode ser uma excelente alternativa se está interessado em aderir a práticas sustentáveis.

Para conferir as dicas de como usar a verba resultante dessa economia com a energia solar para apartamento e condomínio, confira as dicas no próximo tópico!

Dicas de investimento dentro do condomínio

Agora que já sabe como a energia solar em condomínios pode ser utilizada, confira as dicas das melhorias que podem ser feitas na propriedade para atingir a satisfação dos condôminos.

1. Renovação de áreas comuns

Como você já deve saber, a renovação de áreas comuns envolve a manutenção e melhoria das instalações e infraestruturas compartilhadas por todos os moradores de um condomínio. Por exemplo, essas áreas podem ser:

  • Manutenção dos condomínios, como paredes, tetos e jardins;
  • Limpeza e manutenção de áreas comuns, como pistas de atletismo, piscinas e áreas de lazer;
  • Atualização de infraestruturas, como elevadores, bombas de água e sistemas de drenagem.

Com a economia gerada com a energia solar em condomínios, investir na renovação de áreas comuns, não apenas melhora o aspecto e a funcionalidade do condomínio, mas também aumenta o valor de seus imóveis.

Além disso, esses investimentos podem gerar uma economia de escala, já que os custos são compartilhados pelos moradores do condomínio.

2. Aquisição de novos equipamentos

Outra dica de investimento na propriedade com a ajuda da energia solar em condomínios é a aquisição de novos equipamentos.

Uma das vantagens de ter energia solar é que ao considerar a aquisição de novos equipamentos para o condomínio, a energia por assinatura pode ser uma excelente opção para reduzir os custos com energia elétrica a longo prazo. 

Esses equipamentos podem ser brinquedos para parque; máquina de cortar grama; aparelhos de ginástica, caso o condomínio ofereça academia para os condôminos; revestimento de parede e piso, entre outros que podem facilitar a vida de cada residente.

A partir do momento que a energia por assinatura for adotada, o condomínio estará demonstrando um compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética, além de reduzir os custos operacionais a longo prazo. 

Essa abordagem, energia solar para apartamento e para o condomínio, pode ser uma maneira inteligente e amigável ao meio ambiente de investir no condomínio, proporcionando benefícios tanto financeiros quanto ambientais.

3. Investimentos em segurança

A segurança no condomínio é uma responsabilidade compartilhada por todos os moradores de um condomínio. 

No entanto, às vezes, os custos envolvidos podem ser elevados e gerar dificuldades financeiras. Além disso, os planos de segurança tradicionais podem não ser acessíveis para todos os moradores.

Inclusive, investir em segurança nunca é demais, mesmo que a propriedade esteja numa área calma e tranquila. Fazer esse investimento é fundamental para a segurança de todos, principalmente, porque o número de casos de violência só cresce em condomínios localizados nas zonas centrais de grandes cidades.

Com a economia gerada com a energia solar em condomínios, o objetivo é dificultar qualquer alternativa, sem que a segurança tenha brechas nos momentos de grandes fluxos de visitantes.

Com a ajuda que a energia solar em condomínios, você pode investir nos seguintes aspectos de segurança:

  • Maior controle de acesso à propriedade;
  • Com o investimento é possível ser mais ágil e mais preciso na resposta da equipe de segurança;
  • O residentes podem se sentir mais seguros e tranquilos;
  • Maior proteção em casos de furtos, roubos ou até mesmo em invasões com o uso de cercas;
  • Cartões de acesso, identificadores de biometria, adesivos de proximidade e processos tecnológicos;
  • Adotar tecnologias para melhorar o acesso e o monitoramento interno e externo.

Dessa forma, todos os moradores do condomínio conseguem se beneficiar do poder de negociação em conjunto, o que pode levar a melhores condições e preços.

Essa é apenas algumas das vantagens de ter energia solar quando é usada em condomínios.

4. Atrair novos moradores

Imagine que o seu condomínio residencial está buscando maneiras de atrair novos moradores e ainda contribuir para a sustentabilidade e economia de energia. 

A energia solar em condomínios, através da energia por assinatura, permite que os moradores do condomínio utilizem energia limpa e renovável, sem a necessidade de instalar painéis solares em suas unidades. 

Dessa forma, os moradores podem desfrutar dos benefícios da energia solar, como a redução das contas de energia e a contribuição para um meio ambiente mais sustentável, sem precisar lidar com a instalação e manutenção dos painéis solares em suas próprias residências.

Entenda que assim como as pessoas preferem pagar mais caros por produtos e serviços de empresas sustentáveis, cerca de 56% dos brasileiros também pagaria mais só para morar em um imóvel sustentável, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC).

Além disso, ao oferecer essa opção aos futuros moradores, o condomínio pode se destacar como uma comunidade preocupada com a sustentabilidade e o bem-estar de seus residentes, o que pode ser um diferencial atrativo para potenciais compradores ou locatários.

Portanto, ao considerar a energia solar para condomínios residenciais ou até mesmo comerciais, você não apenas estará promovendo a sustentabilidade e economia de energia, mas também vai atrair novos moradores interessados em fazer parte de uma comunidade comprometida com o futuro e o meio ambiente.

5. Melhoria da qualidade de vida

Hoje em dia muitas pessoas possuem um estilo de vida completamente corrido e muitas vezes não conseguem ter uma boa qualidade de vida.

E certamente você já deve ter notado que na ânsia de acelerar e viver o momento, é necessário ter o mínimo de qualidade de vida para apreciar o momento. Contudo, esse fator é muitas vezes deixado de lado, justificado pelo fluxo baixo em caixa. 

Mas, essa é uma das vantagens da energia solar, pois com a economia que pode ser alcançada com a energia solar em condomínios é possível tirar essas melhorias dos planos e partir para a execução de fato.

O investimento em melhorias que impactam diretamente a qualidade de vida dos moradores, como a modernização de áreas comuns, instalação de sistemas de segurança mais avançados, melhorias na infraestrutura, entre outros benefícios. 

Isso com certeza vai tornar o condomínio mais atraente e valorizado, proporcionando um ambiente mais agradável e confortável para todos.

Apostar na energia solar para condomínios não apenas traz benefícios financeiros, mas também contribui para um futuro mais sustentável e para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Como ter energia solar em condomínio sem precisar de painéis solares

E como já deve ter notado, falamos ao longo deste artigo sobre a energia por assinatura, então vamos explicar mais um pouco sobre essa forma de ter energia solar sem fazer um investimento tão alto.

Primeiro, saiba que é possível utilizar a energia solar em condomínios sem a necessidade de instalar painéis solares diretamente no telhado ou em outras áreas comuns e pode ser feito através da adoção ao modelo de energia por assinatura, ou “aluguel de energia solar”, ou “energia compartilhada”, como também é conhecida essa modalidade.

Que inclusive é justamente o modelo de serviços que a Sunne oferece a todos os seus clientes como o Alphaville Fortaleza e Golf Ville, Fisk, Acal entre outros (pode conferir os demais no site).

Nesse modelo, um condomínio investe em energia solar em condomínios através de um plano de energia por assinatura, onde um sistema de painéis solares é “alugado”, e a energia gerada é distribuída entre os participantes. 

Dessa forma, mesmo que o condomínio não tenha espaço ou condições para instalar painéis solares, é possível usufruir dos benefícios da energia solar, tendo até uma economia de até 20% na conta de luz e a diminuição da pegada de carbono.

Além dessa opção ser mais acessível financeiramente, o cliente paga apenas pela quantidade de energia limpa que consumir, não precisa se preocupar em arcar com os custos de instalação e manutenção dos painéis solares, muito menos com obras de adaptação do local e da rede elétrica.

A Sunne fica responsável por todo o processo burocrático junto à concessionária local, a única coisa que o cliente precisa fazer é: escolher um plano que melhor se adeque a realidade do condomínio, assinar o contrato que o resto a empresa cuida de tudo!

Energia solar em condomínios é a solução cada vez mais vantajosa

A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável, que oferece diversos benefícios para os condomínios, como economia de energia, valorização do imóvel, diminuição da emissão de gases poluentes e contribuição para a preservação do meio ambiente.

A Sunne é uma empresa cearense pioneira que há 6 anos oferece plano de energia por assinatura para condomínios e diversas empresas com consumo a partir de R$1.000,00. 

Com essa opção, o condomínio pode economizar sem precisar arcar com o alto custo de investimento inicial de um sistema fotovoltaico. 

A Sunne é uma ótima opção para condomínios que buscam economizar na conta de luz e investir na propriedade. Aqui estão alguns motivos para você assinar um plano de energia solar da Sunne:

  • Economia de até 20% na conta de luz
  • Valorização do imóvel;
  • Sem obras;
  • Diminuição da emissão de gases poluentes;
  • Contribuição para a preservação do meio ambiente;
  • Processo de contratação 100% online;
  • Sem burocracia.

Antes de levar para a assembleia a ideia de instalar painéis, leve a idade de ter mais economia, praticidade e simplicidade de um plano de energia por assinatura. Acesse o site da Sunne e solicite uma simulação para o seu condomínio. Você não vai se arrepender!

Saiba mais sobre energia solar por assinatura. Sem instalar painéis solares, sem obras, sem investimento. A Sunne cuida de tudo por você