Logotipo Original Sunne
Pessoa apontando para modelo de painel solar Pode compartilhar energia solar com outro estado?

Confira se é possível compartilhar energia solar com outro estado

A energia solar é uma fonte de energia renovável, versátil e barata que pode ser compartilhada, mas será que ela pode compartilhar energia solar para outro estado? Esse questionamento é comum entre quem está conhecendo as possibilidades da energia solar agora.

Se você acompanha as novidades das novas alternativas de energia limpa e renovável como a energia solar, já deve saber que a energia solar pode ser compartilhada, mas, talvez fique a dúvida sobre até que ponto esse compartilhamento pode ser feito.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo que pode te ajudar a entender melhor o que é geração compartilhada de energia solar, como pode dividir energia solar para duas casas e, principalmente, é possível fazer isso para outro estado? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto com a Sunne!

Entenda o que é geração compartilhada de energia elétrica

Em um mundo cada vez mais consciente da necessidade de um futuro sustentável, a energia solar se ergue como uma solução promissora. 

Mas, para muitos, o alto custo de instalação de painéis solares ainda representa um obstáculo. 

É aí que entra em cena a energia solar compartilhada, ou a geração compartilhada de energia solar, um modelo que democratiza o acesso à energia limpa e renovável.

Imagine um grupo de amigos, vizinhos ou até mesmo empresas se unindo para instalar um sistema fotovoltaico em um local estratégico, como um telhado de um prédio comercial ou um terreno disponível para compartilhar energia solar.

Através da geração compartilhada de energia solar, cada participante do grupo se torna um “coproprietário” da usina, dividindo os custos de instalação e manutenção, além de compartilhar energia solar gerada de forma justa e transparente.

A geração compartilhada de energia solar não se limita apenas à economia. Ela promove a sustentabilidade ao reduzir a emissão de gases poluentes e a dependência de combustíveis fósseis.

Além disso, democratiza o acesso à energia limpa, permitindo que pessoas e empresas que antes não podiam investir em um sistema fotovoltaico próprio agora possam usufruir dos seus benefícios.

O sistema de geração compartilhada de energia solar funciona de maneira simples e eficiente. A energia solar compartilhada gerada pelos painéis fotovoltaicos é injetada na rede elétrica da distribuidora local. 

Cada participante do grupo recebe créditos de energia equivalentes à sua participação na produção, que podem ser utilizados para descontar da conta de luz.

Compartilhar energia solar é um modelo que abre portas para um futuro mais verde e sustentável. Ao democratizar o acesso à energia limpa e renovável, ela contribui para a redução do impacto ambiental e para a construção de um mundo mais justo e equitativo. 

Mais do que dividir energia solar para duas casas, é compartilhar a responsabilidade por um planeta mais saudável para as próximas gerações.

Agora que já sabe que a energia solar pode ser compartilhada e o que é de fato compartilhar energia solar e como esse processo acontece, confira abaixo para entender se é possível que essa energia gerada pode ser compartilhada ou transferida para outro estado. 

É possível compartilhar energia solar com outro estado?

Com sua versatilidade e possibilidades em diversas aplicações, a energia solar vem ganhando mais destaques no setor de energia do país e com isso atraindo mais investimentos. 

Os investimentos em energia solar fotovoltaica alcançaram a marca de R$ 200 bilhões e a tecnologia ultrapassa 42,4 GW de capacidade instalada, superando em três vezes a potência gerada pela usina de Itaipu, a segunda maior usina do mundo, segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar).

Pelos cálculos feitos pela Absolar, na última década, o setor fotovoltaico colaborou com a criação de 1,2 milhão de empregos verdes e garantiu cerca de R$61,9 bilhões em arrecadação de impostos aos cofres públicos.

O fato inegável é que, em um mundo que está cada vez mais interessado em soluções para um futuro mais sustentável, a energia solar se destaca como uma das principais alternativas para a geração de energia limpa.

Mas e se você pudesse ir além de apenas alimentar sua casa com o sol e compartilhar energia solar com outras pessoas, mesmo que em outro estado? Será que essa ideia futurista já é uma realidade?

A resposta para essa pergunta é um, sim, é possível compartilhar energia solar com outro estado e até com outros. Porém, os consumidores precisam estar dentro da mesma área de concessão ou permissão da distribuidora de energia elétrica.

Essa espécie de parceria pode ser feita através de consórcio ou cooperativas de energia solar, através do CPF ou CNPJ.

A antiga Resolução Normativa n.º 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), hoje em dia está em vigor a REN 1.059/2023, abre as portas para a energia solar compartilhada entre os consumidores.

Atualmente, a ANEEL trabalha no desenvolvimento da figura do “consumidor compartilhado”, onde permite que um grupo de consumidores, mesmo em estados diferentes, possam se unir para adquirir e consumir energia de um mesmo sistema fotovoltaico.

Ou seja, hoje a energia solar pode ser compartilhada entre outros estados apenas se estiver na mesma zona de concessão da mesma distribuidora de energia, mas no futuro essa realidade pode mudar e se tornar um processo menos burocrático e mais acessível a todos os consumidores.

Embora os desafios técnicos e regulatórios de compartilhar energia solar sejam superados, o futuro da energia solar compartilhada abre-se um leque de possibilidades para termos um futuro mais sustentável.

A questão é que dividir energia solar para duas casas, ou com mais, não seja apenas um ato de economia, mas uma forma de união das pessoas que desejam um futuro mais verde.

Como a energia solar pode ser compartilhada?

Em um mundo cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade, a energia solar se destaca como uma fonte limpa e renovável. Mas e se você não tiver um telhado para instalar painéis solares? 

Ou se a sua necessidade de energia for menor que a que um sistema completo pode gerar? É aí que entra em cena o conceito de compartilhar energia solar, podemos dizer que é um sol radiante que brilha para todos.

A energia solar compartilhada permite que consumidores residenciais, comerciais e industriais se unam para compartilhar a energia gerada por um único sistema fotovoltaico. 

Essa modalidade oferece diversos benefícios, além da economia na conta de luz: promove a democratização do acesso à energia limpa, contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e é a união de esforços para construir um futuro mais verde, mais justo e mais iluminado.

Mas, falaremos sobre essas vantagens logo abaixo, onde você pode conferir cada uma das vantagens dessa modalidade sem necessariamente arcar sozinho com todos os custos da instalação e manutenção de um sistema de energia solar fotovoltaico.

Painéis solares e turbinas eólicas para Motivos para investir em energia acessível e limpa

Vantagens de compartilhar energia solar

Compartilhar energia solar não é apenas um modismo passageiro, é uma alternativa inteligente e sustentável que oferece diversos benefícios para indivíduos, comunidades e o planeta como um todo e você pode conferir algumas das principais vantagens logo abaixo.

Economia na conta de luz

O principal benefício de dividir energia solar para duas casas ou mais é a economia na conta de luz.

Ao se unir a outros consumidores para gerar e compartilhar a energia solar, você pode reduzir significativamente seus gastos com energia elétrica, liberando recursos para outros investimentos ou simplesmente aproveitando para ter mais qualidade de vida.

Acesso à energia limpa para todos

Compartilhar energia solar democratiza o acesso à energia limpa e renovável, permitindo que pessoas que antes não tinham condições de investir em um sistema próprio agora possam usufruir dos seus benefícios. 

Isso é especialmente importante para famílias de baixa renda e comunidades em áreas remotas que não possuem acesso à rede elétrica convencional.

Redução da emissão de gases de efeito estufa

A energia solar é uma fonte de energia limpa que não emite gases de efeito estufa, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e a construção de um futuro mais sustentável. 

Ao compartilhar energia solar, você reduz ainda mais sua pegada de carbono e colabora para um planeta mais verde e saudável para as próximas gerações.

Valorização do imóvel

Imóveis com sistemas de energia solar instalados tendem a ter um valor de mercado mais alto, pois oferecem aos compradores a vantagem de economizar na conta de luz e contribuir para a sustentabilidade ambiental. 

Se você está pensando em vender ou alugar seu imóvel, usar o modelo de energia solar compartilhada pode ser um investimento inteligente que trará retorno financeiro no futuro.

Geração de empregos

A instalação e manutenção de sistemas de energia solar geram empregos em diversos setores da economia, como construção civil, engenharia elétrica e indústria de painéis solares. 

Ao compartilhar energia solar, você está contribuindo para o desenvolvimento da economia local e a criação de novas oportunidades de trabalho.

Independência energética

A energia solar é uma fonte de energia descentralizada e a energia solar pode ser compartilhada, significa que você não depende da rede elétrica convencional para gerar sua própria energia.

Isso garante maior segurança e confiabilidade no fornecimento de energia, especialmente em caso de falhas na rede ou eventos climáticos extremos.

Compartilhar energia solar é mais do que apenas dividir a conta de luz, é um movimento que conecta pessoas e o planeta. É a união de esforços para construir um futuro mais verde, mais justo e mais iluminado. Junte-se ao movimento e compartilhe o sol!

Ainda não tem energia solar? Vem com a Sunne!

Como você pode ver, compartilhar energia solar com outros estados ou não, acarreta um processo burocrático que, às vezes, pode ser um processo longo e nada vantajoso para você.

Nesses casos, a Sunne pode ajudar você a ter energia solar através da energia por assinatura, obtida através da geração distribuída. O melhor disso é que o serviço é completamente gratuito para os consumidores.

Além de ser um serviço gratuito, o consumidor não precisa se preocupar com burocracias, o processo é feito 100% online para que você foque no que é essencial para o seu negócio e sua vida.

Também não é necessário fazer obras na propriedade, não precisa arcar com os custos de instalação de um sistema solar fotovoltaico e não precisa se preocupar com taxas de adesão ou qualquer outro tipo.

A única coisa que você precisa fazer para aderir à energia por assinatura da Sunne é entrar em contato através desse banner aqui embaixo, colocar suas informações e aguardar um especialista da Sunne falar com você para explicar e esclarecer todas as suas dúvidas.

Entre em contato agora com a Sunne e não apenas economize todos os meses na sua conta de luz, mas esteja à frente da sua concorrente, aumentando o seu nível de competitividade, pois poderá usar o que foi economizado com a conta de luz para investir nas áreas mais estratégicas da sua empresa!

Banner para incentivo de assinatura de energia por assinatura para usuários interessados

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.